De acordo com a Prefeitura SP, as aulas únicas ocorrem de 22 de março a 1º de abril, cada uma em um dos CEUs da capital paulista
Douglas Terenciano Publicado em 22/03/2023, às 13h29 - Atualizado às 14h10
No final de março, o programa Cozinha Escola, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, da Prefeitura SP, promoverá oficinas para ensinar a produção de chocolates para quem está buscando gerar renda extra durante a Páscoa. As aulas únicas ocorrem de 22 de março a 1º de abril, cada uma em um dos CEUs da capital paulista.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, explica que “O Cozinha Escola tem uma vasta gama de cursos e oficinas totalmente gratuitos no âmbito da gastronomia, que é uma das áreas mais importantes da economia paulistana e uma atividade muito significativa culturalmente. Ficamos atentos a datas comemorativas como a Páscoa, sempre trazendo oficinas para que os cidadãos e cidadãs possam aprender maneiras de obter uma renda extra e aproveitar esse período tão aquecido no ramo da chocolateria”.
As inscrições já podem ser feitas por meio do link: www.bit.ly/oficinascozinhaescola. Vale ressaltar que as aulas únicas ocorrem de 22 de março a 1º de abril, cada uma em um dos CEUs (Centro Educacional Unificado) da capital paulista.
Em apenas um dia, as oficinas de chocolate oferecem qualificação em técnicas básicas de gastronomia necessárias para a produção de ovos e bombons de forma caseira. O aprendizado se baseia no uso integral dos ingredientes e nas boas práticas de manipulação de alimentos, incluindo sustentabilidade.
A programação inclui o ensino da técnica de temperagem, a confecção de ovos de Páscoa, de casca marmorizada, recheada e crocante, de bombom recheado (cereja, nozes e coco) e banhado e de pão de mel.
Além disso, no início das oficinas os alunos também recebem uma aula sobre empreendedorismo, com orientações sobre como melhorar e administrar a produção e venda de alimentos, o que tem como objetivo estimular o desenvolvimento pessoal e profissional. Todas ocorrem das 8h às 17h, com carga-horária de 8h.
As oficinas serão ministradas em diferentes CEUs espalhados por toda a cidade, cada um com seu dia específico. As inscrições podem ser feitas sempre apenas até o dia anterior à data da oficina, acessando o link. Na quinta-feira, dia 23 de março, as oficinas passam pelo CEUs Parque Veredas e Perus – inscrições até 22 de março.
No dia seguinte, 24 de março, é o CEU Jaguaré que recebe o Cozinha Escola. Dia 25 é a vez de quatro CEUs: Uirapuru, Quinta do Sol, Navegantes e Pêra Marmelo. No dia 27, apenas o CEU Paz. Em 29 de março, CEU Vila do Sol. Por último, no dia 1º de abril, a programação se encerra nos CEUs Parque Anhanguera, Parelheiros e Vila Atlântica. Saiba mais sobre o Programa Cozinha Escola e todo o calendário de cursos e oficinas no site.
Oficina de Chocolate – Zona Norte
Oficina de Chocolate – Zona Leste
Oficina de Chocolate – Zona Oeste
Oficina de Chocolate – Zona Sul
Oficina de Chocolate – Zona Oeste
Oficina de Chocolate – Zona Norte
Oficina de Chocolate – Zona Leste
Oficina de Chocolate – Zona Norte
Oficina de Chocolate – Zona Sul
Oficina de Chocolate – Zona Sul
Oficina de Chocolate – Zona Oeste
Oficina de Chocolate – Zona Norte
O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.
Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.
O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.