São Paulo bate recorde de empresas abertas no 1º semestre de 2024

O estado de São Paulo estabeleceu um recorde com a abertura de mais de 174 mil empresas no primeiro semestre de 2024

Victor Meira   Publicado em 18/07/2024, às 14h45

Agência Brasil

O estado de São Paulo estabeleceu um recorde no primeiro semestre de 2024 com a abertura de mais de 174 mil empresas. Este número, o maior na série histórica iniciada em 1998 pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), representa um aumento de 14,7% em comparação com as mais de 152 mil constituições registradas nos primeiros seis meses de 2023.

“Desde o início da gestão temos trabalhado para otimizar o gasto público, promovendo investimentos e, consequentemente, gerando mais oportunidades para o estado de São Paulo. Nossas ações, em especial do programa São Paulo na Direção Certa, têm o objetivo de tornar a estrutura do estado mais eficiente, competitiva e indutora do desenvolvimento”, destacou o governador Tarcísio de Freitas.

Em média, cerca de 29 mil empresas foram abertas por mês em todo o estado. Este resultado positivo reflete a eficácia das ações do Governo de São Paulo para promover o empreendedorismo, bem como a implementação de ferramentas tecnológicas pela Jucesp para melhorar o ambiente de negócios.

“Esse recorde de novas empresas é um reflexo na melhora do ambiente de negócios e da força produtiva do nosso estado. Uma das medidas determinadas pelo governador Tarcísio de Freitas foi a de desenvolver ações que contribuíssem com as atividades empreendedoras e geração de novos negócios, e é o que estamos fazendo, com impacto direto na geração de renda e emprego”, aponta Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico do estado de SP.

A capital paulista também alcançou um recorde em junho, com o maior número de empresas abertas em um primeiro semestre nos últimos 26 anos: 82.275 novas constituições. Esse total no primeiro semestre de 2024 é aproximadamente 22,1% superior ao registrado em 2023, quando foram abertas 67.348 empresas na cidade.

O Governo de São Paulo lançou em maio um plano que reúne ações voltadas à modernização da máquina pública, visando dar maior eficiência ao gasto público, como redução de despesas e aumento da arrecadação, gerando assim maior capacidade de investimento ao Estado. O plano é dividido nos eixos Expansão dos Investimentos, Melhoria e Efetividade do Gasto e Redução das Despesas, além da Modernização da Administração Pública.

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Mercado de Trabalho São Paulo Empregos
empregos estágios trainees