Em testes no Brasil, o modelo de trabalho de 4 dias por semana já é realidade em alguns país. Confira quais países adotaram e as vantagens
Victoria Batalha Publicado em 19/10/2023, às 12h13 - Atualizado às 12h16
Começou em setembro deste ano a fase de testes da semana de quatro dias de trabalho no Brasil! O programa e testes teve início em 2019 na Nova Zelândia e ficou ainda forte durante a pandemia. Conforme as informações do movimento “4-Day Week”, são quase 500 empresas espalhadas pelo mundo que estão testando esse novo modelo de trabalho.
A nova modalidade de trabalho com quatro dias da semana não afeta o salário, o profissional continua recebendo 100% do seu salário, em troca, ele precisa continuar mantendo a produtividade. Esse modelo ficou conhecido também como 100-80-100, onde recebe 100% do salário, trabalha 80% do tempo e entrega 100% de produtividade.
Alguns países já adotaram esse modelo de trabalho, como:
O modelo de trabalho também traz vantagens, como mais bem-estar ao profissional, já que ele possui um dia a mais para descanso, podendo melhorar sua qualidade de vida, evitando o aumento de casos como Síndrome de Burnout. Também reduz os gatos da empresa, já que é um dia a menos de trabalho, causando redução nos custos de energia e água.
A semana reduzida também aumenta a produtividade dos empregados e os motivam, já que estão mais descansados e focados.