Governo cria aplicativo para trabalhador buscar vagas

O trabalhador pode pesquisar e se candidatar a vagas de emprego. Além disso, é possível consultar a situação do Seguro-Desemprego e do abono salarial, dentre outros serviços

Douglas Terenciano   Publicado em 23/05/2017, às 14h28

O Ministério do Trabalho anunciou nesta terça-feira (23) um aplicativo gratuito para celulares e tablets que permite ao trabalhador pesquisar e se candidatar a vagas de emprego. Além disso, com o Sine Fácil instalado, será possível consultar a situação do Seguro-Desemprego e do abono salarial, dentre outros serviços.

Desenvolvido pela Dataprev, o aplicativo usa as informações e serviços oferecidos pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine). Atualmente, o sistema conta com 51,2 milhões de trabalhadores cadastrados.

O aplicativo está disponível apenas para o sistema operacional Android e, segundo o Ministério do Trabalho, a versão para iOS deve ser lançada em breve.

Como usar o aplicativo

O trabalhador precisa de um código de acesso (QR Code), que pode ser obtido nas unidades de atendimento do Sine ou no portal http://empregabrasil.mte.gov.br. O código é gerado após o trabalhador se cadastrar no site.

O termo de homologação que o trabalhador recebe no ato da rescisão de contrato e a solicitação do Seguro-Desemprego também já vêm com um código, que pode ser usado para acessar os serviços do aplicativo.

O aplicativo pode ser baixado no Google Play https://goo.gl/Erhtpn (Link encurtado e seguro).