Secretaria sorteia 1.731 vagas para taxistas

Profissionais interessados em participar do sorteio devem inscrever-se até o dia 15 de janeiro.

Redação   Publicado em 20/12/2010, às 15h42

A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) de São Paulo acaba de abrir inscrições para taxistas interessados em disputar uma das 1.731 vagas disponíveis em pontos de táxi da capital paulista. São 1.711 chances para pontos privativos do tipo “comum” - localizados em todas as regiões da cidade - e outras 20 para o ponto privativo do Aeroporto de Congonhas, dirigidas a motoristas da modalidade “luxo”.


De acordo com a Portaria 316 (publicada no Diário Oficial da Cidade de 10/12/2010), para candidatar-se a uma vaga em Ponto Privativo Comum é preciso ser permissionário de Alvará de Estacionamento da categoria Comum ou Comum-rádio, em validade, ou ainda, preposto registrado em alvará de motorista autônomo ou de frota. Já os profissionais interessados nas vagas existentes no Ponto Privativo Luxo (Aeroporto de Congonhas) precisam ser permissionários de Alvará de Estacionamento Privativo Luxo, em validade, ou ainda, prepostos registrados em alvará de motorista autônomo.


Além dos motoristas já credenciados em pontos privativos do tipo comum, os taxistas de frota também poderão participar do sorteio, desde que exerçam a atividade há mais de dois anos.


Serviço - Os condutores poderão inscrever-se pela internet junto ao site www.prefeitura.sp.gov.br/smt/sorteioponto até as 24h do dia 15 de janeiro. Os sorteios ocorrerão a partir das 9h do dia 19 de janeiro, encerrando-se em 23 de fevereiro.


A relação dos motoristas sorteados será publicada no Diário Oficial da Cidade de 3 de março.


Cristiane Navarro Vaz/SP


Veja também:

Expansão: Magazine Luiza planeja abrir 50 lojas em 2011

Sem expediente: CST não presta atendimento durante festas

Sem expediente II: CATs fecham postos durante festas de fim de ano

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.