SPCom abrirá cerca de 3.500 empregos em 2008

As chances são para profissionais interessados em atuar em São Paulo, no bairro da Barra Funda ou na Av. Pauli

Redação   Publicado em 21/01/2008, às 13h34

Sem abalar-se com as constantes altas dos índices de desemprego freqüentemente registrados em todos os cantos do País, o setor de Telemarketing segue firme como um dos maiores geradores de empregos do Brasil. Todos os meses, empresas do setor, de pequeno, médio ou grande porte, contratam milhares de profissionais, com ou sem experiência, para ocuparem as oportunidades que surgem a todo momento. O crescimento do setor acaba por beneficiar, em cheio, os profissionais que buscam uma chance de ingressar ou retornar ao mercado de trabalho.

A paulistana SPCom, por exemplo, pretende empregar pelo menos 3.500 profissionais ao longo deste ano, dependendodo crescimento dos negócios de seus atuais e/ou de novos clientes. Deste total, 300 já serão contratados imediatamente.

Para quem não sabe, a SPCom conta hoje com duas unidades (um site na Água Branca, Zona Oeste da Capital paulista e outro no centro financeiro da cidade, na Av. Paulista) e possui atualmente 2.253 PAs (posições de atendimento), que empregam 3.370 profissionais.

De acordo com a diretora de Recursos Humanos, Eliana Luzio, ambos os sites da empresa devem oferecer oportunidades, sobretudo, para a função de Operador de Telemarketing, mas também serão abertas chances para Auditores, Monitores e Instrutores de Treinamento e Gestão (Supervisão, Coordenação e Gerência). "Temos hoje 300 vagas de Operador de Telemarketing em aberto, em ambos os sites", afirma a executiva.

Requisitos
Para candidatar-se a uma das oportunidades criadas pela SPCom é preciso ter entre 18 e 45 anos, possuir, no mínimo, o 2º grau completo (ou cursando superior) e conhecimentos básicos de informática (inclusive do pacote Office).

A empresa não exige que o candidato tenha experiência anterior no setor de Telemarketing, pois prefere treiná-lo dentro do perfil da empresa, mas é rigorosa quanto à análise de algumas habilidades que são imprescindíveis aos candidatos, tais como: facilidade de comunicação/conversação e de negociação, iniciativa, criatividade, boa dicção, fluência na Língua Portuguesa, capacidade de persuasão/negociação, cortesia, raciocínio rápido, habilidade de relacionamento, capacidade em lidar com situações de pressão, facilidade em administrar metas, perfil voltado a resultados e habilidades técnicas específicas, dependendo do contrato.

Outro requisito bastante valorizado no momento da seleção é o domínio de outro idioma, principalmente o inglês, mas ele não é eliminatório.

A SPCom atua tanto com Telemarketing Ativo quanto com o Receptivo, mas seu grande volume das operações é mesmo o Ativo. Portanto, é de suma importância que o interessado goste da área e tenha o foco voltado para vendas.

Seleção
O processo seletivo da SPCom engloba várias etapas. Depois da triagem de currículo de acordo com o perfil, quem é pré-selecionado assiste a uma palestra, na qual se obtém informações sobre a empresa, os benefícios oferecidos e o processo de seleção. Em seguida, todos participam de uma entrevista coletiva e passam por uma avaliação de dicção (os selecionadores avaliam se cada candidato verbaliza com clareza, se possui fluência na fala ou vícios de linguagem, se tem boa pronúncia etc.).

Na seqüência, os candidatos são submetidos a testes de Português (e outros específicos, quando necessário), participam de uma dinâmica de grupo (quando necessário, com a participação de coordenadores/supervisores de call center) e produzem uma redação (para grafoanálise).

Treinamento
A SPCom é uma empresa extremamente preocupada com o desenvolvimento de seus colaboradores, seja com sua rotina profissional, seja com a qualidade de vida de cada um.

Sabedora de que a rotatividade em empresas do setor é algo que assola o mercado, a SPCom desenvolveu ações conjuntas baseadas em excelentes técnicas de recrutamento, seleção e treinamento, visando reter talentos.

Todo funcionário que ingressa na empresa passa por um processo de integração e recebe um treinamento bastante intensivo. Ele engloba técnicas de vendas e/ou atendimento (6 horas), treinamento técnico (conhecimento específico de produto - 6 a 54 horas), sistemas operacionais (6 a 24 horas), comportamental (gerundismo, motivacional, qualidade, postura etc. – de 6 a 18 horas) e treinamentos de reciclagem (técnico ou comportamental – de 6 a 18 horas).

Benefícios
Para os cargos de Operador de Telemarketing e Operador Especialista a empresa paga salários que oscilam entre R$ 535,00 e R$ 1.300,00. Como benefícios a SPCom oferece assistências médica e odontológica, vale-lanche, vale-transporte e seguro de vida, dentre outros. Há, ainda, outras oportunidades de benefícios com desconto em folha de pagamento.

A empresa oferece, ainda, o Projeto Ser (SPcom, Evolução e Reconhecimento), processo seletivo interno para avaliação e reconhecimento de Talentos como, por exemplo, auditores, monitores, supervisores e coordenadores.

Serviço:
Os interessados nas vagas da SPCom deverão cadastrar-se junto ao site www.spcom.com.br. Quem preferir pode encaminhar o material curricular para o e-mail talentos@spcom.com.br ou entregá-lo pessoalmente na Rua Gustav Willy Borgoff, 480 ou Av. Paulista, 688, em São Paulo.

Cristiane Navarro Vaz