Quatro cursos de nível superior estão envolvidos. O processo seletivo reserva 10% do total de oportunidades para pessoas com necessidades especiais
O Supremo Tribunal de Justiça, sediado no Distrito Federal, está com inscrições abertas para processo seletivo de estágio, voltado a estudantes matriculados em instituições de ensino superior localizadas na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno.
No raio de abrangência estão o Distrito Federal e os Estados de Goiás (Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso e Vila Boa) e Minas Gerais (Unaí e Buritis).
O STJ irá selecionar alunos das graduações em arquivologia (do 2º ao 6º semestre), biblioteconomia (do 3º ao 7º semestre), comunicação social – relações públicas (do 3º ao 6º semestre) e desenho industrial/design gráfico (4º ao 7º semestre). Dez por cento do total de ofertas são reservados a estudantes com deficiência.
Participação - Interessados em concorrer aos postos devem enviar mensagem para o e-mail brasilia@ciee.org.br.
É necessário inserir o texto “Processo Seletivo Simplificado de Estagiários STJ” como assunto e informar nome completo, número do CPF, número do RG, curso superior em andamento, semestre, faculdade e horário de aula.
O CIEE (Centro de Integração Empresa - Escola), que está executando a seleção, enviará mensagem eletrônica aos candidatos confirmando a inscrição.
Prova - Os participantes serão avaliados por exame objetivo no dia 27 de maio, na unidade CIEE do Sudoeste (EQSW 304/504, Lote 02, Edifício Atrium, Sudoeste - DF), das 14h às 15h30.
O teste terá dez questões de língua portuguesa (quanto a acentuação, classe de palavras, tempos e modos verbais, interpretação de textos, concordâncias verbal e nominal, flexão das palavras e ortografia) e cinco de conhecimentos gerais (atualidades, saúde, meio ambiente, história e geografia).
Quem conseguir ao menos 50% de acertos, sem zerar em nenhuma matéria, estará aprovado.
O resultado será divulgado até 4 de junho. A lista dos selecionados poderá ser visualizada na unidade CIEE do Sudoeste, nos postos do CIEE até 10 de junho ou no site www.ciee.org.br.
Os classificados serão convocados à medida em que surgirem vagas, segundo a ordem de classificação. A validade do processo seletivo termina em 31 de dezembro de 2013, com possibilidade de ser prorrogada até 31 de dezembro de 2014.
O STJ concede bolsa mensal de R$ 800 e auxílio-transporte de R$ 8 por dia. A jornada é de 20 horas semanais, cumprida de segunda a sexta-feira.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) é um dos órgãos máximos do Poder Judiciário do Brasil. Descreve como sua missão zelar pela uniformidade de interpretações da legislação federal brasileira. É de responsabilidade do STJ julgar, em última instância, todas as matérias infraconstitucionais não especializadas, que escapem à Justiça do Trabalho, Eleitoral e Militar, e não tratadas na Constituição Federal, como o julgamento de questões que se referem à aplicação de lei federal ou de divergência de interpretação jurisprudencial. Na primeira hipótese, o Tribunal analisa o recurso caso um Tribunal inferior tenha negado aplicação de artigo de lei federal. Na segunda hipótese, o Superior Tribunal de Justiça atua na uniformização da interpretação das decisões dos Tribunais inferiores; ou seja, constatando-se que a interpretação da lei federal de um Tribunal inferior é divergente de outro Tribunal (incluso o próprio Superior Tribunal de Justiça), o STJ pode analisar da questão e unificar a interpretação.