Prefeitura de Sumaré/SP oferece cursos gratuitos

As inscrições devem ser efetuadas até dia 1º de março nos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) da cidade

Douglas Terenciano   Publicado em 28/01/2016, às 15h32

A Prefeitura de Sumaré, no Estado de São Paulo, oferece 1.040 vagas para 11 cursos profissionalizantes gratuitos com início previsto para março deste ano.

Cursos

Os cursos são oferecidos em parceria com o Senai e fazem parte do Programa Comunitário de Formação Profissional. As aulas são voltadas para jovens e adultos beneficiados por programas sociais da prefeitura.

As qualificações são para assistente de controle de qualidade, auxiliar administrativo, auxiliar de departamento pessoal, auxiliar financeiro, auxiliar de eletricista, estoquista, inspetor de qualidade, noções de portaria, pintor, recepcionista e traçador de caldeiraria.

Como participar

As inscrições devem ser efetuadas até dia 1º de março nos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) da cidade. O número de vagas é limitado e a pessoa interessada deve levar cópia do RG, CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de endereço do município e cartão com o NIS.

O cronograma de inscrições em cada região pode ser conferido no site www.sumare.sp.gov.br.

Sobre Prefeitura de Sumaré

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.