Tabatinga/AM tem 42 vagas para agente de saúde

Para concorrer, os interessados devem possuir ensino fundamental completo e idade mínima de 18 anos; o salário é de R$ 1.014 para jornada de trabalho de 40 horas semanais

Renan Abbade   Publicado em 13/05/2014, às 12h31

A Prefeitura de Tabatinga, no Estado do Amazonas, realiza as inscrições do processo seletivo simplificado que vai preencher 42 oportunidades no cargo de agente comunitário de saúde.

As ofertas estão distribuídas entre as comunidades e bairros de Brilhante, Portobrás, Ibirapuera, Vila Nobre, Nova Esperança, Vila Verde, Vila Paraíso, Santa Rosa, Gm3, Rui Barbosa, São Francisco, Dom Pedro, Tancredo Neves, Comunicações, Vila Brasil, Novo Progresso, Deus é Bom e Novo Horizonte, Floresta Tropical, Novo Paraíso, Novo Progresso e São João.

Para concorrer, os interessados devem possuir ensino fundamental completo e idade mínima de 18 anos. O salário é de R$ 1.014 para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

As inscrições acontecem entre os dias 21 e 23 de maio, das 14h às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde (departamento de pessoal), localizada na rua Marechal Mallet, nº 520, 2º andar, Centro.

Os candidatos passarão por análise curricular e curso introdutório de formação inicial, ambos de caráter eliminatório e classificatório.

Os inscritos deverão acompanhar a publicação de todos os comunicados no Diário Oficial do Município, no mural da Prefeitura e no endereço eletrônico www.tabatinga.am.gov.br.

Confira mais detalhes no edital anexo ao lado.

Principais atribuições
Desenvolver atividades de prevenção de doença e promoção da saúde por meio de ações educativas individuais e coletivas, nos domicílios e na comunidade, sob supervisão do setor de saúde; utilizar instrumentos para diagnóstico demográfico sociocultural da comunidade de sua atuação; executar atividades de educação para a saúde individual e coletiva; registrar, para controle das ações de saúde, nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde; estimular a participação da comunidade nas políticas públicas como estratégia de conquista de qualidade de vida; realizar visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco à família; entre outras.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.