A TAM Linhas Aéreas, uma das maiores companhias aéreas do mundo, está investindo maciçamente na modernização d
Redação Publicado em 07/05/2007, às 10h01
A TAM Linhas Aéreas, uma das maiores companhias aéreas do mundo, está investindo maciçamente na modernização de sua frota, o que vai impulsionar bastante o número de empregos que pretende gerar. Até o fim deste ano, a companhia planeja contratar cerca de 500 profissionais, para trabalharem nas diversas localidades onde tem atuação no Brasil.
Para quem não sabe, a TAM lidera o mercado de vôos domésticos desde julho de 2003 e fechou o último mês de março com 51,72% de market share. A companhia voa para 48 destinos no Brasil e em parcerias com companhias regionais, chega a 75 diferentes pontos do território nacional.
Expansão
O planejamento de frota da companhia prevê a incorporação de um total de 29 aeronaves ao longo deste ano (dez já efetivadas). Uma parcela desses novos aviões irá substituir os antigos modelos Fokker-100, que serão devolvidos à sua fabricante até o final de 2007. Desse modo, o aumento na oferta de assentos será superior ao crescimento do número de aeronaves, à medida em que os novos modelos A320 e A319 têm capacidade para transportar 174 e 144 passageiros, respectivamente, enquanto que o F-100 possui apenas 108 assentos.
A estimativa da TAM para 2007 é a de aumentar sua oferta (ASKs) em 30% no mercado doméstico e entre 60% e 70% no internacional. A empresa também possui contratos assinados junto à Airbus, que prevêem a incorporação de mais 55 aeronaves à sua frota, com entregas programadas até 2010. Até essa data, a companhia planeja contar com uma frota em operação de 132 aeronaves.
Cargos
No momento, a TAM está em busca de profissionais qualificados para ocuparem os cargos de Co-Piloto de Airbus A-319/320/321, Eletricista de Aeronaves, Mecânico de Estruturas, Mecânico de Interiores, Mecânico de Manutenção de Aeronaves (Pista) e Engenheiro.
Segundo informações fornecidas pela assessoria de imprensa da empresa, até o mês de dezembro serão contratados cerca de 30 Co-Pilotos por mês. Os demais cargos somam cerca de 260 vagas.
Para a área de manutenção, há oportunidades nas cidades de Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Boa Vista/RR, Brasília/DF, Cuiabá/MT, Foz do Iguaçú/PR, Ji-Paraná/RO, Londrina/PR, Macapá/AP, Manaus/AM, Marabá/PA, Maringá/PR, Navegantes/SC, Palmas/TO, Porto Seguro/BA, Porto Velho/RO, Rio Branco/AC, Rio de Janeiro/RJ, Santarém/PA, São Carlos/SP, São Paulo/SP e Vitória/ES.
Confira as exigências para cada cargo:
• Co-Piloto: vagas para brasileiros (ou naturalizados), com o ensino médio completo, conhecimentos em inglês, mínimo de 1.500 horas de vôo comprovadas e com disponibilidade para residir em São Paulo. A empresa oferece salário compatível com a posição e com o mercado, uma série de benefícios, além de programas de incentivo e de qualidade de vida;
• Eletricista de Aeronaves: com bons conhecimentos em sistemas elétricos e eletrônicos, comunicação e navegação de aeronaves e habilitação do DAC (CHT em Aviônica). É desejável possuir bons conhecimentos em inglês, para leitura de manuais;
• Mecânico de Estruturas: com habilitação do DAC (CHT em Célula) e experiência em estrutura de aeronaves, corte e cravação de chapas, selagens, polimentos em janelas acrílicas e materiais compostos. É desejável possuir bons conhecimentos em inglês, para leitura de manuais;
• Mecânico de Interiores: com habilitação do DAC (CHT em Célula) e experiência em interiores de aeronaves, tapeçaria, poltronas e carenagens. É desejável possuir bons conhecimentos em inglês, para leitura de manuais;
• Mecânico de Manutenção de Aeronaves (Pista): com habilitação do DAC (CHT GMP e Célula), experiência comprovada em manutenção de aeronaves de médio e grande portes em companhias aéreas. Também neste caso, é desejável possuir bons conhecimentos em inglês, para leitura de manuais;
• Engenheiro (para as áreas de Engenharia, Aviônica e Sistemas de Aeronaves): com inglês intermediário ou avançado e formação concluída em Engenharia Mecânica, de Materiais, Mecatrônica, Aeronáutica, Eletrônica, Elétrica, Eletrotécnica ou Naval.
Serviço:
Os interessados nas oportunidades oferecidas pela TAM devem cadastrar seus currículos, exclusivamente, no site da empresa, cujo endereço eletrônico é www.tam.com.br.
Os candidatos às vagas de Co-Piloto devem clicar no ícone "Institucional" e, em seguida, em "Oportunidades de Trabalho", onde terão acesso à "Pasta Piloto". Neste mesmo ícone, mas na Pasta "Manutenção de Aeronaves", os interessados em trabalhar na área de manutenção poderão cadastrar seus currículos, sob a sigla "MECÂNICO". No documento deverá constar pretensão salarial, a localidade em que cada um tem interesse em residir e trabalhar e as habilitações do DAC.
Cristiane Navarro Vaz/SP