Tonantins/AM abre seleção para conselheiro tutelar

Os selecionados serão alocados para trabalhar no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Douglas Terenciano   Publicado em 18/05/2015, às 10h56

A Prefeitura Municipal de Tonantins, localizada na região sudoeste do Amazonas, publicou edital de processo seletivo simplificado visando ao preenchimento de cinco oportunidades na função de conselheiro tutelar. Os selecionados serão alocados para trabalhar no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Requisitos

Para concorrer é necessário ter ensino médio completo, idade acima de 21 anos, conhecimentos básicos em informática e experiência comprovada de no mínimo um ano no trato direto com a criança e o adolescente. Além disso, a prefeitura exige que os candidatos residam na cidade há pelo menos dois anos.

Os futuros conselheiros receberão salário no valor de R$ 788, mais adicional de periculosidade de 30% sobre o subsidio, totalizando R$ 1.024,40. As atividades serão em regime de dedicação exclusiva em jornada de trabalho de 40 horas semanais, sendo oito diárias, de segunda a sexta-feira, com eventuais plantões aos finais de semana e feriados.

Etapas

Após inscrições presenciais, o processo seletivo consistirá em entrega e análise de documentos, além de exame de conhecimento específico. A prova objetiva será aplicada no dia 27 de junho, das 14h às 18h, em local a ser divulgado oportunamente.

Em caso de empate, a preferência na classificação será respectivamente por candidatos com maior nota no exame de conhecimento especifico; maior tempo de experiência na promoção, defesa ou atendimento na área dos direitos da criança e do adolescente; e idade mais elevada. O mandato tem duração de quatro anos, e a posse está prevista para 10 de janeiro de 2016.

Inscrições

Interessados em participar da seleção devem comparecer no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), localizado na rua Leopoldo Peres, das 8h às 12h e das 14h às 17h. O prazo de inscrições vai até o dia 29 de maio.

Confira o edital de abertura completo no anexo da notícia.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.