O trabalho remoto continua em alta no Brasil e no mundo, e existem diversas formas de exercer atividades profissionais de maneira flexível e adaptável
Victor Meira Publicado em 11/01/2024, às 13h59
O trabalho remoto já é uma realidade para muitos profissionais no Brasil e no mundo. Segundo a pesquisa “Tendências e Perspectivas do Trabalho”, realizada pela WeWork Latam em parceria com a Page Outsourcing, o percentual de profissionais que trabalham em casa subiu de 12% para 18%.
O estudo, que ouviu 10 mil pessoas, sendo 3 mil delas brasileiras, ainda revelou que 94% dos respondentes não gostariam de exercer suas atividades de forma 100% presencial.
Esses números mostram que o home office e o modelo híbrido, que combina trabalho remoto e presencial, continuam fortes, principalmente entre aqueles que prezam pela flexibilidade.
“Com o avanço da tecnologia em tempo recorde, os trabalhadores sabem que não precisam da velha estrutura de sair de casa, ir para o emprego e voltar durante 5 dias da semana para crescerem em suas carreiras. É totalmente possível obter uma boa renda e se desenvolver no mercado com uma rotina adaptável”, afirma Thales Zanussi, fundador e CEO do Mission Brasil, referência em digital outsourcing e staff on demand no Brasil.
Mas quais são as principais modalidades de trabalho remoto atualmente? E quais são as oportunidades que elas oferecem para os profissionais? Neste artigo, vamos apresentar algumas delas e explicar como elas funcionam.
Vender é uma das funções mais personalizáveis do ambiente profissional, e pode ser feita de forma remota com o auxílio de aplicativos ou plataformas digitais. Os especialistas ou equipes de vendas podem não apenas realizar as negociações online, como também conduzir reuniões, fazer apresentações e gerenciar relacionamentos com clientes remotamente.
Essa modalidade de trabalho remoto permite que os profissionais tenham mais autonomia, flexibilidade e alcance de mercado, além de reduzir custos com deslocamentos e infraestrutura. Alguns exemplos de áreas que podem se beneficiar das vendas remotas são: imóveis, seguros, serviços financeiros, consultoria, e-commerce, entre outras.
A educação e o treinamento são outras áreas que podem ser exercidas de forma remota, seja em instituições de ensino ou em plataformas de educação online. Professores, tutores e instrutores podem ministrar aulas e treinamentos online, usando recursos como vídeo, áudio, chat, slides, quizzes, etc.
Essa modalidade de trabalho remoto permite que os profissionais ampliem o seu público-alvo, tenham mais flexibilidade de horários e locais, e possam oferecer conteúdos mais personalizados e atualizados. Além disso, o sistema EAD também facilitou o exercício das aulas particulares, que podem ser contratadas por alunos de qualquer lugar do mundo.
Para conquistar o cliente, desde a criação de campanhas até as funções de suporte podem ser realizadas remotamente. Além disso, há vagas estratégicas para as empresas, como a de cliente oculto, método em que se contrata uma pessoa para simular o seu interesse em comprar o produto ou serviço na respectiva companhia, promovendo uma visão ampla da qualidade dos atendimentos.
Essa modalidade de trabalho remoto permite que os profissionais tenham mais criatividade, inovação e eficiência, além de poderem atender às demandas dos clientes de forma mais rápida e personalizada. Alguns exemplos de áreas que podem se beneficiar do marketing e do atendimento ao cliente remotos são: redes sociais, e-mail marketing, SEO, design, copywriting, chatbot, SAC, entre outras.
Hoje, os dados são imprescindíveis para qualquer área e, com apenas um celular em mãos, o trabalhador pode conduzir pesquisas e análises que têm a capacidade de mudar o rumo dos negócios. Seja para coletar informações, avaliar tendências, testar hipóteses ou gerar insights, a pesquisa remota é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de produtos, serviços e estratégias.
Essa modalidade de trabalho remoto permite que os profissionais tenham mais acesso, agilidade e confiabilidade, além de poderem explorar diferentes fontes, métodos e ferramentas de pesquisa. Alguns exemplos de áreas que podem se beneficiar da pesquisa remota são: mercado, opinião, comportamento, usabilidade, experiência, entre outras.
O mercado de atuação do próprio Mission Brasil, o trabalho sob demanda, também chamado de staff on demand, é outra alternativa para aqueles que desejam abraçar modelos profissionais flexíveis. As funções, presenciais ou virtuais, são disponibilizadas aos usuários de várias áreas de acordo com as suas necessidades e das marcas, sem o comprometimento de tempo e local.
Por essa razão, o setor deve atingir US$ 1,1 bilhão (R$ 5,7 bilhões) até 2032, crescendo o valor de US$ 387 milhões (R$ 2 bilhões) estimado, em 2022, em 11,7% ao ano, como aponta o relatório da empresa de pesquisa Future Market Insights. Zanussi explica que o sucesso do setor se deve à agilização de processos, que otimizam resultados para todos os envolvidos nas operações:
“No Mato Grosso, estamos lançando uma categoria de missão em que o usuário é remunerado por simplesmente fotografar a sua conta de luz. Isso sem mencionar que essa e todas as outras missões são pagas após 48 horas, justamente para reforçar a ideia de praticidade e autenticidade do segmento. Portanto, é uma modalidade que deixa a burocracia de lado e alia os objetivos de indivíduos e organizações no mundo tecnológico atual”, conclui.
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