Os programas Menor Aprendiz e Aprendiz PCD da Scania serão realizados em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial)
Douglas Terenciano Publicado em 26/04/2023, às 11h37 - Atualizado às 12h01
A Scania está com inscrições abertas para os programas Menor Aprendiz e Aprendiz PCD, realizados em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), voltado para pessoas interessadas em se profissionalizar nas áreas técnicas administrativa, de desenvolvimento de sistemas, em mecânica e em automação industrial. As inscrições para o processo seletivo Scania 2023 vão até o dia 5 de maio.
Podem participar do processo seletivo Scania 2023 as pessoas com deficiência ou não, a partir de 16 anos de idade, que tenham concluído ou estejam cursando a partir do 2º ano do ensino médio. Para pessoas com deficiência, é necessário apresentar laudo médico atualizado com a descrição da deficiência (auditiva, física, intelectual, visual, mental ou múltipla) e o processo seletivo será realizado de maneira adaptada, se necessário.
Os aprovados no processo seletivo Scania 2023 ganham bolsa de estudo no SENAI, onde farão uma formação técnica pelo período de 18 ou 24 meses, a depender do curso escolhido durante a inscrição: Técnico Administrativo, Técnico de Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Mecânica e Técnico em Automação Industrial.
Após a realização das aulas, caso se enquadrem nos requisitos, os participantes farão um segundo processo seletivo para vivenciarem a parte prática na Scania. O início das aulas está previsto para o mês de agosto de 2023, nas escolas do SENAI do Brás (Roberto Simonsen), Diadema (Manuel Garcia Filho), São Bernardo do Campo (Almirante Tamandaré) e São Caetano do Sul (Armando de Arruda Pereira).
Além da bolsa-auxílio de R$ 606, as vagas oferecem outros benefícios, como vale-alimentação de R$ 690, vale-transporte, assistência médica, seguro de vida e acesso ao Scania Clube. Os interessados em participar do processo seletivo Scania 2023 devem se inscrever pelos links abaixo até o dia 5 de maio de 2023.
Muitos candidatos perdem boas oportunidades de inserção no mercado por conta do uso inadequado da língua portuguesa. Com as empresas adotando ferramentas como testes ortográficos e redações para funcionar como filtros, o número de trabalhadores e estudantes que não passam sequer na primeira etapa é cada vez maior.
A facilidade da tecnologia contribui para o problema. Com o acesso à tecnologia e aplicativos de correções automáticas de texto, pesquisar informações resumidas sem a necessidade de fazer uma busca integral sobre determinado assunto, dificultam o enriquecimento do vocabulário e a organização linguística.
Outro motivo que acaba influenciando na vida profissional dos candidatos é o costume de abreviar o português nas redes sociais. Ou seja, nem todos conseguem se adequar às mudanças exigidas quando o ambiente sai do universo dos perfis virtuais. É comum casos de pessoas que usam muito esse tipo de “escrita encurtada” e acabam cometendo erros, tanto na elaboração de algum texto, quanto no envio de um simples e-mail profissional.
Vale destacar que a conhecida “Era Digital” também possui seus benefícios e permite o fácil acesso às obras e clássicos da literatura, inclusive por meio de smartphones. Por outro lado, um dos principais dilemas modernos está na mentalidade de pessoas que não praticam o hábito da leitura. Enfim, lembre-se: quanto mais usar linguagens da internet no dia a dia, maior a chance de descuido em momentos importantes, como por exemplo, um teste para uma vaga no mercado de trabalho.
aprendiz vagas de aprendiz