USP abre inscrições para curso gratuito de programação voltado para mulheres e pessoas não-binárias

O curso online “Meninas Programadoras” da USP, que ensina Python para alunas do ensino médio, está com inscrições abertas para a nova turma

Victor Meira   Publicado em 04/04/2024, às 22h49

Freepik

A Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para a 26ª turma do curso “Meninas Programadoras”, uma iniciativa gratuita e totalmente online que oferece introdução à programação com Python para estudantes do ensino médio que se identificam com o gênero feminino ou são não-binárias. 

As inscrições do curso gratuito podem ser realizadas até o dia 10 de abril, e as aulas ocorrerão aos sábados, das 14 às 17 horas, entre 27 de abril e 25 de maio.

Para se inscrever, é necessário ter um computador com acesso à internet. As participantes que completarem pelo menos 75% das atividades receberão um certificado de conclusão emitido pela USP. O curso é promovido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e utiliza plataformas como Google Classroom e Google Meet para a realização das atividades.

Os interessados devem acessar o site Meninas Programadoras para mais informações e para realizar a inscrição. É essencial fornecer um e-mail válido no Sistema Apolo da USP, pois será utilizado para comunicar detalhes sobre a documentação necessária, resultados da seleção e acompanhamento das aulas. Documentos requeridos incluem identificação pessoal, declaração de matrícula para quem está cursando o ensino médio, ou certificado de conclusão para quem já finalizou.

A professora Maria da Graça Campos Pimentel lidera a iniciativa, que já formou mais de mil alunas do Brasil e do exterior. O curso tem recebido depoimentos positivos de ex-alunas, que destacam o impacto do aprendizado na mudança de perspectiva sobre as ciências exatas e no empoderamento para seguir carreiras em áreas tecnológicas. 

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Curso Gratuito Mulheres
empregos estágios trainees