Prefeitura de Jacareí abre 202 vagas

São diversos cursos para pessoas com escolaridade em nível fundamental e médio. Pessoas com necessidades especiais têm vagas reservadas.

Redação   Publicado em 18/06/2010, às 10h43

A Secretaria de Educação de Jacareí, município a 80 km de São Paulo, anuncia a abertura de 202 oportunidades em cursos gratuitos de qualificação profissional nas seguintes áreas: informática, cabeleireiro, panificação industrial, agente de atendimento ao cliente, desenvolvimento profissional, inglês, francês e auxiliar administrativo.

Quem pode participar - O principal requisito é ser maior de 18 anos. No caso das aulas de informática, panificação industrial e cabeleireiro é necessário que o candidato tenha concluído o ensino fundamental. Para os outros cursos, é exigido o ensino médio completo.

Os cursos de agente de atendimento ao cliente, desenvolvimento profissional e auxiliar administrativo são conveniados com a Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais (Avape) e tem prioridade nas inscrições aos candidatos portadores de necessidades especiais.

Serviço - Os interessados devem inscrever-se entre os dias 21 e 23 de junho no Educamais Espaço Lamartine (rua Capitão João José de Macedo, 90, Centro de Jacareí) das 8h às 11h, das 13h30 às 16h ou das 19h às 21h. É necessário comparecer munido de cópia do RG, comprovante de endereço e declaração de escolaridade.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 3951-5286 ou 3961-3371.

Veja também:

Plura/SP: Dez colocações para profissionais com deficiência

Vagas Remanescentes: Santo André inscreve para cursos gratuitos

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.