Confira o cronograma do Cate Móvel da Prefeitura de São Paulo que oferece atendimento de empregabilidade e apoio ao empreendedorismo
Douglas Terenciano Publicado em 20/01/2025, às 11h46
A partir desta segunda-feira, 20, as equipes do Cate Móvel e da Ade Sampa, da Prefeitura de São Paulo, estarão presentes em diversos pontos da cidade para oferecer apoio na busca por vagas de emprego e orientar quem deseja começar ou melhorar um negócio. Os atendimentos são gratuitos e ocorrem em bairros como Vila Jacuí, na zona leste, Brasilândia, na zona norte, e Morada do Sol, na região noroeste.
Entre os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho estão a elaboração de currículos, o agendamento de entrevistas e orientação sobre o Portal Cate (https://cate.prefeitura.sp.gov.br), que disponibiliza mais de 300 cursos gratuitos. Além disso, os atendentes auxiliam no processo de emissão da carteira de trabalho digital.
Já os microempreendedores individuais (MEI) poderão contar com a assistência técnica da Ade Sampa, que irá esclarecer dúvidas sobre como iniciar negócios ou melhorar a gestão de empreendimentos já existentes.
Na zona leste, as ações começam no dia 20 de janeiro, na Associação Comunitária Conjunto Garagem Força e Raça, com atendimento das 9h às 15h. Depois, as vans seguem para a CA São Leopoldo. Na zona sul, o serviço será realizado na Instituição Núcleo Popular Santo Dias e no CDC Maringá, com paradas previstas na Associação dos Moradores do Jardim Vera Cruz e Adjacências.
Já na zona central, as vans estarão disponíveis entre os dias 27/01 e 29/01, na C.A Vivenda da Cidadania. Na zona norte, por sua vez, as peruas estarão ativas no dia 24/01, na Paróquia Santo Antônio.
Para passageiros que circulam pela Linha 11-Coral da CPTM, o atendimento das equipes técnicas da Prefeitura de São Paulo estará concentrado nos dias 30 e 31 de janeiro, na estação José Bonifácio.
O atendimento será feito das 9h às 15h, e é necessário levar RG, CPF e carteira de trabalho, seja no formato físico ou digital.
O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) é um serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, e foi criado para incentivar as pessoas a aperfeiçoar suas habilidades para conquistar um emprego, a se reinserir no mercado de trabalho ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo.
Além disso, são oferecidas vagas de emprego captadas pela Prefeitura e pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), órgão do governo federal responsável pela intermediação de mão de obra no Brasil. Por meio de vagas captadas junto a empregadores, intermedeia a mão de obra, reduzindo o tempo de espera e facilitando a colocação do trabalhador no mercado.
O serviço do Cate é gratuito e voltado para o público em geral, a partir de 16 anos. Há ainda oportunidades para jovens aprendizes, entre 14 e 24 anos.