As oficinas, que acontecem sempre às quartas-feiras, às 9h, servem para orientar o candidato e ajudá-lo a conseguir destaque no mercado de trabalho
Renan Abbade Publicado em 01/09/2015, às 10h28
A partir da próxima quarta-feira (2), terá início o novo cronograma de oficinas de orientação ao trabalho no Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE).
As oficinas, que acontecem sempre às quartas-feiras, às 9h, servem para orientar o candidato e ajudá-lo a conseguir destaque no mercado de trabalho. Para isso, o CATe conta com uma equipe qualificada que aborda diversos assuntos, com temas sempre voltados à área do trabalho.
Em setembro, a novidade é a oficina de “Legislação trabalhista e previdenciária”, que acontecerá no dia 9, esclarecendo dúvidas sobre contrato de trabalho, férias remuneradas, auxílio acidente, licença maternidade, entre outras. Durante o mês, outros assuntos serão abordados, como educação e qualificação para o mercado de trabalho, empreendedorismo, currículo, entrevista e apresentação pessoal.
O encontro que abre a nova temporada aborda o tema “Primeiro emprego”. A equipe técnica do CATe ajudará, principalmente os jovens, a identificar seu perfil profissional, traçar metas e objetivos, elaborar um currículo, como se portar em uma entrevista, meios de buscas de vagas e preenchimento de fichas.
Graziela Vieira, selecionadora do CATe, indica o que é necessário ter no currículo para se destacar diante das empresas: “É preciso evidenciar suas principais qualificações, seu perfil profissional, por exemplo, ser comunicativo e proativo, ter facilidade de trabalho em equipe e rápido aprendizado”. Graziela ressalta também “ser importante destacar o que o candidato tem de melhor, transparecer isso para o seu currículo e no momento de uma entrevista comprovar o que está escrito para garantir o sucesso no primeiro emprego”.