Estágio Funai busca candidatos em todo o país

A Funai abriu inscrições para seu programa de estágio, com início em 2017. Os candidatos devem preencher inscrições e realizar prova online até o dia 2 de setembro

Cintia Amaro   Publicado em 19/08/2016, às 17h18

A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) abriu inscrições para preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva (CR) para estágio remunerado.
Podem se inscrever candidatos de níveis médio ou superior de ensino (desde que não estejam cursando o último ano do nível escolar), que tenham idade mínima de 16 anos e disponibilidade para estagiar por, no mínimo seis meses.
O programa de Estágio da Funai tem duração de até dois anos e visa proporcionar a complementação do ensino e aprendizagem dos alunos vinculados a instituições públicas e privadas, constituindo-se em instrumento de integração em termos de aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano.
Os futuros estagiários da Funai poderão ter jornadas de trabalho com 4h ou 6h diárias, e remuneração que chega a R$ 520, de acordo com a carga horária. Além do salário, a Funai oferece auxílio-transporte. As oportunidades serão distribuídas entre todos os Estados do país.

Inscrições no estágio Funai 2017

O prazo para confirmar participação na seleção de estagiários vai até o dia 2 de setembro, no site www.superestagios.com.br.Todos os inscritos no programa de estágio Funai farão prova objetiva online – até o final das inscrições (em 2 de setembro).
Confira o edital completo no anexo da notícia.
APOSTILA PROGRAMA DE ESTÁGIO FUNAI - ENSINOS MÉDIO E SUPERIOR

Sobre FUNAI

A Fundação Nacional do Índio é o órgão indigenista oficial do Estado brasileiro. Criada por meio da Lei nº 5.371, de 5 de dezembro de 1967, vinculada ao Ministério da Justiça, é a coordenadora e principal executora da política indigenista do Governo Federal. Sua missão institucional é proteger e promover os direitos dos povos indígenas no Brasil. Cabe à Funai promover estudos de identificação e delimitação, demarcação, regularização fundiária e registro das terras tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas, além de monitorar e fiscalizar as terras indígenas. A Funai também coordena e implementa as políticas de proteção aos povos isolados e recém-contatados. É, ainda, seu papel promover políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável das populações indígenas. Nesse campo, a Funaipromove ações de etnodesenvolvimento, conservação e a recuperação do meio ambiente nas terras indígenas, além de atuar no controle e mitigação de possíveis impactos ambientais decorrentes de interferências externas às terras indígenas. Compete também ao órgão estabelecer a articulação interinstitucional voltada à garantia do acesso diferenciado aos direitos sociais e de cidadania aos povos indígenas, por meio do monitoramento das políticas voltadas à seguridade social e educação escolar indígena, bem como promover o fomento e apoio aos processos educativos comunitários tradicionais e de participação e controle social. A atuação da Funai está orientada por diversos princípios, dentre os quais se destaca o reconhecimento da organização social, costumes, línguas, crenças e tradições dos povos indígenas, buscando o alcance da plena autonomia e autodeterminação dos povos indígenas no Brasil, contribuindo para a consolidação do Estado democrático e pluriétnico.