Podem se candidatar os alunos do primeiro ao penúltimo ano do ensino médio, da educação profissional de nível médio e do ensino superior de diferentes cursos
Douglas Terenciano Publicado em 02/10/2018, às 13h54
O Governo do Estado de São Paulo, em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), reabriu o prazo de inscrições para um total de 1.960 vagas de estágio, além de formação de cadastro reserva. Agora, os estudantes dos ensinos médio, técnico e superior de diversas áreas podem garantir a participação no processo seletivo até o dia 3 de outubro.
O órgão decidiu reabrir as inscrições em virtude de um problema em um dos servidores, que impediu alguns estudantes de efetuarem a candidatura. As oportunidades estão distribuídas por várias cidades do Estado de São Paulo.
Podem se candidatar os alunos do primeiro ao penúltimo ano do ensino médio, da educação profissional de nível médio e do ensino superior de diferentes cursos, entre eles administração de empresas, administração pública, agronomia, biblioteconomia, ciências e tecnologia, ciências sociais, comunicação social, direito, enfermagem, farmácia, gestão de políticas públicas, marketing, serviço social e web designer.
Os estágios terão duração de 12 meses, podendo ser prorrogados até 24 meses. Os valores da bolsa-auxílio variam de R$ 300 a R$ 1.800,89, com jornada de quatro ou seis horas, de acordo com o órgão público e nível do curso.
O processo seletivo é composto de uma única fase, com aplicação de prova objetiva, para avaliação de língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais.
Os interessados devem se inscrever entre os dias 14 e 30 de setembro, no site www.ciee.org.br, na opção “Estudantes”. Após clicar na logo do Governo do Estado de São Paulo, surgirá a opção “Inscreva-se já”.
Muitos candidatos perdem boas oportunidades de inserção no mercado por conta do uso inadequado da língua portuguesa. Com as empresas adotando ferramentas como testes ortográficos e redações para funcionar como filtros, o número de trabalhadores e estudantes que não passam sequer na primeira etapa é cada vez maior.
A facilidade da tecnologia contribui para o problema. Com o acesso à tecnologia e aplicativos de correções automáticas de texto, pesquisar informações resumidas sem a necessidade de fazer uma busca integral sobre determinado assunto, dificultam o enriquecimento do vocabulário e a organização linguística.
Outro motivo que acaba influenciando na vida profissional dos candidatos é o costume de abreviar o português nas redes sociais. Ou seja, nem todos conseguem se adequar às mudanças exigidas quando o ambiente sai do universo dos perfis virtuais. É comum casos de pessoas que usam muito esse tipo de “escrita encurtada” e acabam cometendo erros, tanto na elaboração de algum texto, quanto no envio de um simples e-mail profissional.
Vale destacar que a conhecida “Era Digital” também possui seus benefícios e permite o fácil acesso às obras e clássicos da literatura, inclusive por meio de smartphones. Por outro lado, um dos principais dilemas modernos está na mentalidade de pessoas que não praticam o hábito da leitura. Enfim, lembre-se: quanto mais usar linguagens da internet no dia a dia, maior a chance de descuido em momentos importantes, como por exemplo, um teste para uma vaga no mercado de trabalho.
O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e de fins não econômicos, reconhecida como entidade de assistência social que, por meio de diversos programas, dentre eles o de aprendizagem e o estágio de estudantes, possibilita aos adolescentes e jovens uma formação integral, ingressando-os ao mundo do trabalho.