ContrataSP oferece vagas para pessoas com deficiência

Serão disponibilizadas vagas de emprego em mais de 30 empresas para pessoas com deficiência e também para reabilitados do INSS

Douglas Terenciano   Publicado em 14/03/2018, às 13h34

No próximo dia 23, a Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo realizará a 3ª edição do “ContrataSP - Pessoa com Deficiência”, evento que conta com a parceria da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. Serão disponibilizadas vagas de emprego em mais de 30 empresas para pessoas com deficiência e também para reabilitados do INSS. O atendimento será gratuito, feito das 9h às 16h, na Prefeitura Regional do Campo Limpo, zona sul da cidade.

Vagas para Pessoas com Deficiência

A novidade desta edição é que estudantes com deficiência, que queiram estagiar na Prefeitura de São Paulo, poderão cadastrar seus currículos. Basta levar uma cópia do documento. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estará presente no evento, oferecendo orientações, linhas de crédito e cursos formalização ao microempreendedor individual.

Os participantes poderão aproveitar outros serviços. O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) vai participar com emissão de carteira de trabalho, formalização de MEI e confecção de currículos, além de orientações sobre benefícios previdenciários. Para ser atendido no CATe, é necessário apresentar RG, CPF, carteira de trabalho e o número do PIS. Caso deseje tirar a carteira de trabalho, é preciso levar uma foto 3x4 recente. Já para quem ainda não tem o PIS, o documento será emitido na hora do atendimento, com a apresentação dos outros documentos.

Como participar

Para facilitar o cadastro dos participantes, a inscrição prévia para as vagas poderá ser feita por este formulário on-line: https://goo.gl/forms/7bUBvsF3Nf1wfiRF2.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.