O Programa Aprendiz Paulista oferece vagas de aprendizagem para jovens de 14 a 24 anos. São diversas opções ofertadas por empresas da iniciativa privada
Douglas Terenciano Publicado em 19/11/2018, às 14h09
O Programa Aprendiz Paulista, gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), do Governo do Estado de São Paulo, está com 49 vagas abertas para jovens de 14 a 24 anos. As oportunidades de aprendizagem são ofertadas por empresas cadastradas no sistema Emprega São Paulo e destinadas aos alunos matriculados nos cursos técnicos presenciais do Centro Paula Souza.
O principal objetivo doPrograma Aprendiz Paulista é promover a vivência no ambiente de trabalho e realizar o encontro entre o empregador, que busca um técnico-profissional, e os alunos, que desejam ingressar no mercado de trabalho.
Todo o processo de ingresso no Programa Aprendiz Paulista é gratuito para ambas as partes. Vale destacar que a contratação do jovem aprendiz não é feita como estagiário, mas no regime celetista (CLT), por meio de um contrato especial por tempo determinado e registro em carteira profissional.
A carga horária do aprendiz será de 8 horas diárias, de segunda a sexta-feira, divididas entre teoria e prática da seguinte forma: 4 horas na entidade formadora (Etecs do Centro Paula Souza) para jornada teórica e 4 horas na empresa para desenvolvimento das atividades práticas. Apenas em períodos de férias ou recesso escolar o aprendiz cumprirá carga horária diária total de 8 horas na empresa.
As inscrições para o Programa Aprendiz Paulista devem ser efetuadas no site www.empregasaopaulo.sp.gov.br. Basta criar login e senha, além de informar os dados solicitados. Outra opção é enviar currículo atualizado para o e-mail aprendizpaulista@emprego.sp.gov.br.
O cadastro do empregador também poderá ser feito no site do Emprega São Paulo. Para disponibilizar vagas de aprendizagem no sistema, é necessária a apresentação do CNPJ da empresa, razão social, endereço e o nome do solicitante.