A remuneração oferecida é de R$ 4.000 e os selecionados atuarão na Secretaria Municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle e/ou em outros órgãos do município por até dois anos
Douglas Terenciano Publicado em 19/09/2018, às 10h12
A Prefeitura de Niterói, no Rio de Janeiro, recebe inscrições para seu programa de trainees em gestão pública, com 16 vagas para estudantes do ensino superior em qualquer área. A remuneração oferecida é de R$ 4.000 e os selecionados atuarão na Secretaria Municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle (Seplag) e/ou em outros órgãos do município por até dois anos.
Os interessados devem ter a previsão de formatura até 31 de março de 2019 e não há limite de idade. O objetivo do programa é formar novos gestores públicos interessados em atuar no poder executivo municipal, colaborar na solução de desafios e ajudar no desenvolvimento de novas políticas públicas.
O programa, instituído ano passado pela lei 3.305, foi regulamentado em setembro pela Seplag. “Com a regulamentação desse programa, Niterói dá um passo à frente na formação de gestores públicos. Iniciamos a contratação de trainees no ano passado e a experiência foi avaliada positivamente. Trouxemos 10 jovens para apoiar projetos estratégicos da gestão, como o Niterói mais resiliente (medida de ajuste fiscal) e cidades inteligentes e eles trouxeram contribuições muito valiosas. Para se ter uma ideia, o HackNit teve atuação direta de um trainee. E foi essa experiência bem-sucedida que nos levou a pensar na institucionalização do programa. Queremos nos consolidar como um “governo-escola” que possibilita o aprendizado em serviço”, afirma a secretária de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, Giovanna Victer.
Os trainees selecionados serão vinculados à Seplag, mas poderão atuar em outros órgãos e entidades municipais desde que desempenhem funções relacionadas à gestão de programas e projetos públicos. Eles participarão também de atividades acadêmicas, entre elas aulas presenciais e on-line e palestras sobre temas relacionados à gestão pública. Ao final do programa terão que apresentar um Trabalho de Conclusão do Programa (TCP) que poderá ser por meio de artigo acadêmico, manual de implementação de políticas públicas ou plano de metodologia sobre tema ligado à gestão pública.
“As atividades acadêmicas são importantes para garantir que o processo de aprendizagem desses profissionais não se perca. Eles precisam ter a aprendizagem prática por meio do contato direto com o dia a dia de trabalho de um gestor público do executivo municipal, mas sem abrir mão do conhecimento teórico. Alinhando a teoria à prática, eles terão ainda mais condições de trazer contribuições importantes, com ideias inovadoras”, ressalta a subsecretária de Planejamento, Marília Ortiz, que contribuiu com a concepção e regulamentação do Programa.
O processo seletivo incluirá provas on-line de múltipla escolha, entrevistas e prova discursiva sobre temas relacionados ao município.
Os interessados devem se cadastrar até o próximo dia 27 de setembro no site www.inscricao.vetorbrasil.org. A previsão é de que os novos trainees comecem a atuar em janeiro de 2019.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.