Veja as 10 profissões mais buscadas por empregadores no Brasil

As oportunidades vão desde estagiários a motoristas e promotores de vendas. Confira todos os detalhes

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br   Publicado em 16/08/2021, às 14h12 - Atualizado às 14h15

Divulgação

Mesmo diante da instabilidade econômica do país, eis uma boa notícia para quem procura uma oportunidade no mercado de trabalho. O Banco Nacional de Empregos (BNE) listou as 10 ocupações com maior número de vagas abertas no 1º semestre de 2021. As oportunidades vão desde estagiários a motoristas e promotores de vendas. Veja!

As 10 funções com maior número de vagas abertas foram estagiário; vendedor; auxiliar administrativo; auxiliar de serviços gerais; atendente; auxiliar de produção; recepcionista; motorista; assistente administrativo e promotor de vendas.

De acordo com o Banco Nacional de Empregos, as buscas por estagiário, vendedor, auxiliar administrativo e auxiliar de serviços gerais cresceram respectivamente 19%, 44%, 26%, 69%. No ano passado, por exemplo, foram 5.456 vagas disponíveis para vendedor, contra 7.872 oportunidades neste ano, com o comércio mais aquecido.

Para o CEO do Banco Nacional de Empregos, Marcelo de Abreu, a economia já está sentindo os efeitos do retorno do varejo. "Após o ano difícil de 2020, estamos vendo o mercado de trabalho voltar a se estabilizar, principalmente nos setores que foram mais impactados pela pandemia, como é o caso do comércio", explica.

As vagas de estágio, que também foram impactadas em 2020, voltaram a subir em 2021. Até o primeiro semestre do ano passado, foram 6.716 vagas contra 8.057 neste ano. De acordo com o BNE, de fevereiro a outubro de 2020, as vagas de estágio caíram 56% quando comparadas com o ano anterior. "O fechamento de oportunidades de estágio foi consequência da mitigação de gastos de muitas companhias", comenta Marcelo.

Dicas para conquistar uma vaga

O candidato interessado em obter as vagas deve se atentar às tendências do setor e buscar qualificação para preencher essas posições. "É importante que os candidatos prestem atenção nos setores que mais estão contratando e comecem a candidatar seus currículos nas plataformas de emprego, como o BNE", conta Marcelo.

O currículo deve ter informações atualizadas, objetividade e atenção aos erros. "É muito comum encontrar currículos desatualizados e com erros de ortografia. Os documentos devem ter informações objetivas e precisas, visto que os recrutadores não gastam muito tempo lendo currículos", finaliza Abreu.

empregos

Leia também

TalenTI soma 826 vagas na área de TI em São Paulo; saiba mais
Últimos dias de inscrições para Programa de Trainee 2022 da Bunge
Contabilizei abre 150 vagas de emprego no Brasil
Grupo GR oferece novas vagas de emprego no interior de São Paulo
Outback anuncia mais de 500 vagas emprego no Brasil