Descubra como o viés inconsciente afeta o processo de recrutamento e quais medidas as empresas estão adotando para promover a equidade, segundo uma pesquisa recente do Indeed
Victor Meira Publicado em 28/03/2024, às 22h01
O processo de recrutamento é uma jornada complexa que vai além da simples seleção de candidatos. Uma pesquisa realizada pelo Indeed com mais de 300 profissionais de RH revelou que 89% dos entrevistados acreditam que o viés inconsciente influencia as decisões de contratação, um fator que pode comprometer a busca por talentos diversificados e qualificados.
O viés inconsciente pode se manifestar de diversas formas, desde a redação da descrição do cargo até a projeção da imagem corporativa. Madalina Secareanu, gerente sênior de comunicação corporativa do Indeed, alerta para o perigo de buscar candidatos que “se encaixem na cultura da empresa”, uma expressão que pode mascarar preferências por perfis semelhantes aos dos atuais colaboradores.
A pesquisa mostrou que 85% dos tomadores de decisão estão familiarizados com o conceito de viés inconsciente. Entre aqueles que identificaram vieses em suas políticas de recrutamento, 28% promoveram treinamentos para a equipe de recrutamento e 22% sugeriram mudanças nas políticas internas. No entanto, 7% reconheceram o problema, mas não tomaram medidas efetivas para combatê-lo.
Para mitigar o impacto do viés inconsciente, 47% das empresas implementaram treinamentos específicos em diversidade e inclusão. Além disso, 45% definiram competências e habilidades claras para cada função, e 44% se esforçam para manter uma equipe de recrutamento diversificada.
Outras ações incluem dar feedback construtivo aos candidatos não selecionados e revisões periódicas dos processos de recrutamento.
Abordar o viés inconsciente é um desafio porque, como o nome indica, é algo que acontece fora de nossa consciência. "O primeiro passo é reconhecer que ele existe e, a partir daí, as organizações podem começar a trabalhar ativamente para diminuir seus efeitos. Ao abordar o problema, elas serão capazes de cultivar perspectivas diversas, melhorar os processos de recrutamento e, em última análise, criar um ambiente mais equitativo", conclui Madalina.
+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos
empregos estágios trainees