Novos modelos de trabalho se revelam e são uma promessa para 2023. Confira a opinião de especialista em recursos humanos
Douglas Terenciano Publicado em 10/01/2023, às 09h29 - Atualizado às 09h40
Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, os líderes e gestores das empresas devem ter olhar mais inovador, extraindo o melhor de cada funcionário. O modelo 100% remoto e híbrido se tornaram realidade definitiva em diversas companhias nos últimos três anos, e mais recentemente vimos temas até então pouco discutidos, como quiet quitting, quiet firing e segurança psicológica, surgindo com força.
Diante disso, novos modelos de trabalho se revelam e são uma promessa para 2023. Isis Borge, diretora da Talenses, empresa de recrutamento do Talenses Group, elencou as principais tendências deste ano.
Isis Borge: Muito tem se falado sobre a jornada de trabalho de quatro dias por semana, que já vem sendo testada na Europa. Conversando com profissionais de lá, minha percepção é de que essa experiência está sendo positiva. Pessoas em cargo de liderança dizem perceber o aumento de produtividade e engajamento em seus times.
Isis Borge: Tenho visto algumas companhias testando jornadas de meio período, muitas vezes, com a dinâmica de dois colaboradores se alternando no cargo, ao longo dos dias, para cumprir o expediente regular. Esse tipo de escala sempre foi muito comum entre estagiários e agora essa flexibilidade vem sendo testada em posições mais sêniores. Esse modelo é muito útil, por exemplo, para mães que querem ou precisam estar mais próximas dos filhos sem deixar a carreira de lado.
Isis Borge: Com o mercado de trabalho cada vez mais se abrindo a novidades, as contratações temporárias em formato de projetos, em cargos de média e alta gestão, têm atraído muito a atenção dos profissionais. São trabalhos com clara definição de início, término e objetivo. Com organização, o profissional pode aproveitar o período para ganhar experiência, fortalecer o networking, ampliar suas reservas financeiras e usufruir de uns dias ou meses para projetos ou compromissos pessoais. É uma flexibilização nas relações de trabalho que pode ser benéfica para todos os lados: a empresa mantém no quadro os colaboradores fixos que realmente precisa, enquanto o colaborador especializado em algo entra para contribuir com sua expertise e é bem remunerado por isso.
Isis Borge: Atualmente, as barreiras geográficas deixaram de existir. Isso quer dizer que o profissional não precisa se limitar a buscar uma ocupação profissional somente na cidade ou estado em que reside. Com a consolidação do trabalho à distância, é possível atuar em empresas de qualquer lugar do mundo, sem precisar se mudar.
+++ Se você está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho, seja uma vaga de emprego, estágio ou trainee, fique ligado no site do JC Concursos! Na editoria de empregos, publicamos diariamente diversas notícias sobre processos seletivos, dicas de carreira e muito conteúdo sobre empregabilidade para trabalhadores de todos os níveis de escolaridade e de todo o Brasil. O JC ainda dispõe de uma página exclusiva com informações sobre empresas da iniciativa privada com vagas abertas no momento.
empregos vagas de emprego