Zona Leste ainda tem cerca de 600 empregos

Os lojistas alertam que não receberão currículos pessoalmente

Redação   Publicado em 16/11/2007, às 13h48

Depois de quase dois anos de obra e investimentos da ordem de R$ 180 milhões, acaba de ser inaugurado na Zona Leste de São Paulo o Shopping Metrô Itaquera – o primeiro de uma região que concentra mais de 1.130.000 habitantes. O empreendimento, que durante o período pré-inaugural chegou a anunciar a criação de 3.500 empregos diretos efetivos, ainda vai empregar cerca de 500 a 600 pessoas, uma vez que algumas lojas abrirarão suas portas nos próximos dias.

Construído pelo consórcio empreendedor composto pelas empresas Construbase e Participa, em um terreno de 120.000 m² que fica ao lado da estação Corinthians-Itaquera do Metrô e do maior Poupatempo do Estado de São Paulo, o novo centro de compras já é considerado um dos maiores da Capital paulista. Com 42.500 m² de ABL (Área Bruta Locável), o Shopping Metrô Itaquera possui 200 lojas, sendo nove lojas-âncora (Hipermercado Extra, C&A, Marisa, Casas Bahia, Pernambucanas, Preçolândia, Besni, Magic Games e o Complexo Box Cinemas - pertencente a um grupo espanhol estreante em São Paulo, que conta com oito salas), uma praça de alimentação com 1.000 lugares e estacionamento para 2.300 carros.

Dentre as lojas satélites do empreendimento, o consumidor poderá encontrar marcas tradicionais como Zêlo, M.Officer, Le Postiche, TNG, Camisaria Colombo, O Boticário, Ótica Carol, Deny Sports, World Tennis e outras. No segmento de serviços, o espaço abriga lojas como a agência de viagens CVC, Pet Shop Cão Chic, Farmácia Extra, Sapataria do Futuro, Claro e TIM. Já o setor de alimentação, que possui 16 operações, conta com nomes como Montana Grill, McDonald’s, Bob’s, Spoleto, Casa do Pão de Queijo, Jin Jin, Vivenda do Camarão, Planeta Esfiha, Empada Express e Pastelândia.

“Com o shopping, Itaquera vai ficar ainda melhor. O Metrô Itaquera vai deixar os moradores ainda mais orgulhosos da região onde moram. É um sonho que se torna realidade”, comemora o superintendente do empreendimento, Jonas Fortes, que prevê uma freqüência média diária de 60 mil pessoas no local.

No último dia 7, data de inauguração do shopping e aniversário de 321 anos do bairro, “o total de lojas representando 80% da área bruta locável (ABL) já estava funcionando. A previsão é de que, até o final de novembro, todas as lojas estejam operando normalmente”, prevê o executivo.

Estudos envolvendo áreas de influência, fluxo diário e poder aquisitivo mostram que o novo espaço atrairá consumidores vindos, sobretudo, da própria Zona Leste, assim como de municípios como Ferraz de Vasconcelos, Poá, Itaquaquecetuba, Suzano e Mogi da Cruzes, regiões que ultrapassam o final da linha do metrô e que estão dispostas no percurso dos trens da CPTM.

Empregos

Do total de lojas previstas para o empreendimento, cerca de 40 estão prestes a entrar em atividade. São marcas como B-Mart Brinquedos, Central Surf, Box Cinemas, Claro, Cobricc, CVC, Fatto a Mano, Harutori Restaurante, Ice Mellow, Le Postiche, Livraria Ética, M.Officer, Maria Bonita, McDonald’s, Mr. Feet, Queensland, Rei do Mate, Restaura Jeans, Romão Magazine, São Paulo I, TNG e X-Ray, dentre outras.

Em geral, os lojistas que ainda procuram profissionais contratarão pessoal para ocupar cargos como os de Gerente, Caixa, Vendedor e Estoquista, mas não receberão currículos pessoalmente, uma vez que suas lojas nem estão abertas. Portanto, se você planeja ir ao shopping munido de uma “pilha de currículos”, desista, pois os lojistas apenas darão atenção aos cadastros de candidatos efetuados junto a seus respectivos sites. Também não adianta procurar pela administração do shopping, pois não serão recebidos currículos no local.

Boa parte dos empregadores, geralmente, nem exige que seus colaboradores tenham experiência anterior: muitos até preferem candidatos em busca de seu primeiro emprego, pois desta forma terão chances de treiná-los. Mas é importante ressaltar que, para atuar no comércio, é imprescindível que o profissional goste de trabalhar com pessoas.

Os interessados, basicamente, precisam ser simpáticos, alegres, dinâmicos e devem estar sempre dispostos a ajudar. Além disso, quem trabalha ou pretende ingressar na área comercial já deve ter em mente que bons Vendedores precisam descobrir exatamente o que o cliente necessita e devem saber quando oferecer determinado produto (feeling de Vendedor).

Outro requisito bastante exigido por lojistas é a conclusão do ensino médio (antigo 2º grau). Se o interessado não tiver concluído este grau de escolaridade, que pelo menos esteja prestes a terminá-lo. É fundamental, também, ter disponibilidade de horário.

A média salarial oferecida a estes profissionais pode variar muito e depende, basicamente, de alguns fatores: tamanho da loja e valor da porcentagem oferecida como comissão (quando é o caso).

Serviço: os interessados em trabalhar em uma das lojas do Shopping Metrô Itaquera que ainda não foram inauguradas podem cadastrar-se, apenas pela internet, no site da rede de seu interesse, que no novo shopping estará presente. Seguem algumas sugestões:

• Central Surf: www.centralsurf.com.br;
• Claro: www.claro.com.br;
• CVC: www.cvc.com.br;
• Ice Mellow (sorveteria): www.icemellow.com.br;
• Le Postiche: www.lepostiche.com.br;
• M.Officer: www.mofficer.com.br;
• McDonald’s: www.mcdonalds.com.br;
• Rei do Mate: www.reidomate.com.br;
• TNG: www.tng.com.br;
• X-Ray: www.xraybrasil.com.br, clicando nos links “Loja virtual” e “Trabalhe Conosco”.

Cristiane Navarro Vaz/SP