Bolsas para negros em curso de diplomacia

Até o próximo dia 4 (sexta-feira), o Programa de Ação Afirmativa, promovido pelo Instituto Rio Branco, receber

Redação   Publicado em 26/12/2007, às 11h16

Até o próximo dia 4 (sexta-feira), o Programa de Ação Afirmativa, promovido pelo Instituto Rio Branco, receberá inscrições de brasileiros afro-descendentes que pretendem seguir a carreira de diplomatas.

O programa oferece bolsas de R$ 25 mil para financiar os estudos preparatórios para o primeiro concurso de admissão à carreira, realizado em 2009.

Os interessados devem estar em dia com as obrigações eleitorais e do Serviço Militar, haver concluído curso de graduação de nível superior até o final de 2008, ter idade mínima de 18 anos até a data da publicação do resultado final do processo seletivo e possuir currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes.

A seleção ocorrerá em duas fases. A primeira constitui-se de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, que inclui questões de Língua Portuguesa, História do Brasil e Geografia, além de uma redação em português e outra em inglês. A fase seguinte será composta de análise de documentação e entrevista técnica.

As inscrições são gratuitas. Os interessados deverão enviar formulário preenchido (disponível na página eletrônica

www.cespe.unb.br/concursos/irbrbolsa2007), cópias do diploma ou certificado de conclusão de curso superior e de documento de identidade e CPF, além de plano de estudos, para:

"Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco – Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia"
Central de Atendimento do Cespe/UnB
Campus Universitário Darcy Ribeiro, Caixa Postal 04488, Asa Norte
CEP 70919-970 – Brasília/DF

Informações complementares constam do edital, disponibilizado abaixo.


Lygia Roncel