Esta é uma oportunidade para quem está interessado em morar em um País de primeiro mundo, com renda per capita
Redação Publicado em 14/06/2007, às 11h00
Esta é uma oportunidade para quem está interessado em morar em um País de primeiro mundo, com renda per capita de US$ 25 mil ao ano, e poder trabalhar legalmente em sua área de atuação. É que nos dias 11, 12 e 14 de junho, o governo do Quebec – a maior província canadense, onde vive 25% da população daquele País, estará em São Paulo para dar detalhes sobre seu programa de imigração, que busca atrair profissionais gabaritados para a localidade. Para quem não sabe, Quebec mantém taxas de crescimento econômico bem superiores aos índices de natalidade, o que acaba influenciando diretamente o mercado de trabalho local: o resultado é que existe oferta de trabalho qualificado, mas falta mais mão-de-obra para preenchê-la. A província conta com o segundo maior PIB do País e uma economia diversificada. Além das boas possibilidades financeiras, o imigrante tem assistência médica universal e gratuita e baixos índices de violência urbana.
O programa não oferece emprego, mas o governo auxilia o imigrante na busca por uma colocação no mercado. Além disso, o profissional já sai do Brasil com visto de residente permanente e, após três anos morando no País, pode pleitear cidadania e ter direito a passaporte canadense.
"Queremos ampliar a captação de talentos brasileiros, pois eles se integram facilmente a uma nova sociedade", afirma a agente de imigração, Soraia Tandel. A profissional é responsável pela palestra de orientação aos interessados, na qual apresenta informações sobre o processo de seleção, que dura em média 12 meses – um dos mais rápidos do mundo. Entre os requisitos, além do diploma universitário ou técnico, estão o conhecimento da língua francesa, experiência profissional comprovada e idade de até 35 anos (preferencialmente).
Serviço: os interessados devem efetuar suas inscrições previamente no site www.imigracao-quebec.ca. O local e horário da palestra serão enviados, posteriormente, por e-mail.
(C.N.V.)