A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes-MEC) tem inscri
Redação Publicado em 04/12/2007, às 14h07
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes-MEC) tem inscrições abertas até 15 de fevereiro do próximo ano para o Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil-Argentina (CAFP/BA), direcionado a instituições de ensino superior brasileiras e argentinas que pretendam promover intercâmbio acadêmico, com a finalidade de fortalecer os cursos de pós-graduação e formar recursos humanos de alto nível nos dois países, nas diversas áreas do conhecimento.
A parceria será realizada entre pelo menos uma entidade promotora (curso de pós-graduação strictu sensu de excelência) e uma entidade receptora (curso associado), promovendo o intercâmbio de estudantes de pós-graduação e docentes e estimulando a discussão e troca de experiências, além de integrar o ensino pós-graduado e a pesquisa dos centros envolvidos.
É necessário que os estudantes tenham um co-orientador no país receptor e que os docentes ministrem cursos e/ou seminários de curta duração durante sua estadia no país receptor, bem como, opcionalmente, participem de co-orientação de teses no curso receptor. Os projetos terão duração de 2 anos, prorrogáveis por igual período, caso sejam atendidas algumas exigências, constantes do edital.
O programa oferecerá recursos de custeio no valor de R$ 55 mil por ano de projeto, que deverão financiar passagens aéreas, diárias, seguro saúde, bolsa e diárias das missões de estudo e trabalho previstas no projeto; dessa quantia, R$ 10 mil poderão ser destinados para aquisição de material de consumo. Para solicitar os recursos, no entanto, é preciso apresentar à Capes e à Secretaria do Patrimônio da União (SPU) um programa detalhado das missões, no qual conste período de realização, dados dos participantes, descrição das atividades e seu impacto sobre o programa associado.
A apresentação da proposta do Projeto de Pesquisa deverá ser feita utilizando-se formulário, disponível exclusivamente no site
Lygia Roncel