Programa leva doutorandos à França

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC) receberá

Redação   Publicado em 16/08/2007, às 10h46

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC) receberá inscrições até 31 de outubro para o Programa Colégio Doutoral Franco-Brasileiro (CDFB), cujo objetivo é oferecer a doutorandos brasileiros a oportunidade de intercâmbio na França em modalidade doutorado-sanduíche, em caráter de co-orientação ou co-tutela.

O candidato deverá estar matriculado em curso de doutorado com avaliação da Capes e cuja nota tenha sido preferencialmente superior a 5, apresentar carta do seu orientador brasileiro apoiando sua candidatura, ter cursado créditos compatíveis com o programa de estudos e o projeto de pesquisa da universidade francesa de destino, além de já ter entrado em contato com tal instituição.

O Programa arcará com os custos de passagem aérea, seguro-saúde (70 euros mensais), mensalidade (1.100 euros mensais) e auxílio-instalação (100 euros mensais), e terá duração máxima entre 12 e 18 meses, com início em fevereiro de 2008.

O Plano de Atividades, o Curriculum Vitae e toda a documentação exigida deverão ser enviados para:

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
Coordenação Geral de Cooperação Internacional – CGCI
Ministério da Educação – Anexo I, 2º andar – sala 205 – Caixa Postal 365
CEP 70359-970 – Brasília – DF

Informações mais completas estão disponíveis no site

www.capes.gov.br/bolsas/cooperacao/franca/colegio_doutoral.html, onde se encontram o formulário de inscrição e o edital, ou em contato com o e-mail colegiodoutoral@capes.gov.br.



Lygia Roncel