Logística

Preocupação com a melhoria dos processos

Redação   Publicado em 15/06/2007, às 15h01

O profissional de Logística deve se preocupar com a constante melhoria dos processos, desde a maneira de coletar a matéria-prima, passando pelo seu armazenamento até a entrega no ponto de consumo. Nessa carreira, o foco é o cliente, que deverá ser tratado sempre como rei, com direito a ter todas as suas exigências atendidas


Logística é o processo de planejamento, implantação e controle de fluxo e armazenagem eficientes e de baixo custo de matéria prima, estoques em processo, produto acabado e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender às exigências do cliente.

E é por causa desse cliente exigente que, cada vez mais, uma boa Logística – seja na maneira de coletar a matéria-prima, na forma como se armazena ou entrega um produto – pode representar ganhos significativos para uma empresa, razão pela qual deve ser tratada com a devida importância e encarada como algo fundamental, no que tange à concretização do processo de venda com eficiência e eficácia.

"O profissional da área de Logística é um profundo conhecedor de toda a cadeia produtiva da empresa e deve analisar e diagnosticar gargalos que possam contribuir com redução de custos, melhoria da qualidade e redução dos prazos de entrega", explica Milton Carlucci, coordenador do curso superior de Tecnologia (Tecnólogo) em Logística da Uninove.

Cliente, o patrão

Quem quer ingressar nessa profissão precisa ter em mente que de nada adianta vender um produto se não tem o mesmo para entregar. Da mesma forma, fica difícil aumentar a clientela se o serviço prestado deixa a desejar: mau armazenamento de produtos nas embalagens, demora na entrega ou descumprimento de prazos.

Se o cliente compra um livro pela Internet e a empresa demora em entregá-lo ou ele chega amassado, rasgado na sua residência, certamente ele mudará de fornecedor. O cliente é o rei da situação. E nem dá para tratá-lo como Deus, porque Deus perdoa. Já o rei, não. Se você falha com ele, ele "corta" sua cabeça. É assim que faz o cliente. Então, tem que ser tratado como um reizinho mesmo.

"O aluno que opta por essa carreira precisa se preocupar em conhecer a operação da empresa, tem que gostar de pesquisar, analisar e identificar oportunidades que possam trazer ganhos ao negócio e maior satisfação aos clientes, ou seja, buscar diferenciais para o seu negócio em relação ao que existe no mercado", analisa Carlucci.

Curso

Aliar a teoria à prática e proporcionar uma capacitação profissional voltada para as necessidades atuais do mercado. Esse é o objetivo do curso de curta duração em Logística oferecido pela Uninove, em São Paulo. De acordo com o coordenador, a modalidade é ministrada em dois anos, com disciplinas de conteúdo acadêmico e prático. "Buscamos ensinar ao aluno: ‘aprender a aprender’. Nosso corpo docente está mesclado de mestres, doutores e especialistas na área, ou seja, que estão atuando nesse segmento e que possuem vasto conhecimento prático e teórico", enfatiza o professor Carlucci.

Mercado

Promissor. É dessa maneira que o educador da Uninove define o mercado para profissionais de Logística. "O aquecimento da economia tem gerado demandas de investimentos para toda a área de infra-estrutura do País, em particular, no setor de Transportes e Logística. Segundo levantamento apresentado pelo Centro de Estudos em Logística, ligado à UFRJ, os custos só com esses setores no Brasil equivalem a 12,75% do PIB. Este montante por si só é impressionante e mostra o que tem de oportunidade, aponta Carlucci, que acrescenta: "as perspectivas de crescimento da economia em torno dos 4% está obrigando as empresas a investirem em toda sua cadeia produtiva e, para não deixarem de serem competitivas, um dos aspectos prioritários é, sem dúvida, o investimento na Logística. Portanto, posso afirmar que o mercado para profissionais dessa área é bastante promissor".

Como ingressar
na profissão

Para quem está querendo fazer o curso de Logística e tem dúvidas de como proceder depois de formado, o coordenador da Uninove dá a dica: "primeiramente, recomendo muito estudo. Deve aprofundar os conhecimentos sobre o setor e paralelamente identificar o segmento de mercado que mais atrai: indústria ou serviços. Uma vez definida a área, o profissional deve buscar com afinco sua colocação nesse segmento de mercado e dedicar-se a fundo na compreensão de cada detalhe de funcionamento do negócio". E conclui: "trata-se de um mercado carente de bons profissionais e que vem ganhando enorme foco dos gestores empresariais".


Rogerio Jovaneli/SP