Toda empresa precisa estar em sintonia com as exigências e necessidades do seu mercado. O profissional de Marketing é o responsável por manter e desenvolver esse relacionamento entre as organizações e clientes. Curso tem duração de quatro anos
O profissional de
Marketing é o responsável por manter e desenvolver um bom relacionamento entre empresas e clientes. Por meio de planejamento estratégico, planos de ação, desenvolvimento de produtos e mercados, entre outras atividades, esse profissional identifica novas oportunidades de negócios.
"Toda empresa que necessita de um relacionamento com o mercado precisa de um profissional de Marketing que, essencialmente, desenvolve novos produtos ou adaptando antigos para mercados diferentes, pesquisando o comportamento do consumidor, definindo critérios de apresentação no varejo (prateleira, embalagem, rótulo). Ele também faz a adequação do produto para outros mercados, gerencia a imagem da marca etc.", explica Silton Marcell Romboli, coordenador do curso de Marketing da Trevisan Escola de Negócios.
Perfil
De acordo com o educador da Trevisan, o profissional que deseja atuar na área de Marketing deve desenvolver a sensibilidade para conhecer mercados que sejam diferentes daqueles que freqüenta em seu ambiente natural. "Deve gostar do novo, de inovação, de criatividade, mas deve conhecer também gestão porque atua em um ambiente corporativo", diz.
Curso
Para Romboli, os cursos de Marketing considerados de boa qualidade devem ter duração de quatro anos, além de necessariamente transmitir conhecimentos relacionados ao comportamento do consumidor, segmentação de mercado, pesquisa, produto, preço, promoção, varejo, atacado e comércio eletrônico, entre outras ferramentas utilizadas no cotidiano. "Atualmente, cerca de três escolas oferecem cursos de qualidade que são específicos de Marketing. São elas: Anhembi Morumbi, USP Leste e Trevisan Escola de Negócios", opina o coordenador.
Mercado
Um mercado relativamente novo e com muito a ser explorado. É dessa forma que o professor Romboli define o segmento de Marketing. "Praticamente, em todas as áreas onde existe competitividade há a necessidade da presença de um profissional de Marketing", ressalta o educador, que ainda destaca: "estágio é a palavra chave para aqueles que desejam ingressar no setor".
"Atualmente, existe uma grande confusão e muitas organizações contratam profissionais de comunicação para desempenhar atividades que são, por natureza, voltadas a profissionais de Marketing", lamenta Romboli.
Remuneração
A remuneração oferecida para profissionais atuando na área de Marketing é bem variada. Segundo o coordenador, a média para um estagiário está em torno de R$ 1.200,00. "Multinacionais costumam ter uma remuneração bem maior. Já o salário de um executivo de uma média empresa gira em torno dos R$ 15.000,00", conta Romboli.
Onde estudar
Os estudantes contam com boas opções de cursos na área de Marketing. Veja os sites das instituições que oferecem cursos de qualidade, segundo opinião do coordenador da Trevisan:
www.uspleste.usp.br
www.anhembi.brwww.faculdadetrevisan.com.br
Rogerio Jovaneli/SP