Município tem mais de 300 vagas de estágio

Chances para quem está cursando os níveis médio, técnico e superior

Redação   Publicado em 05/08/2009, às 11h03

A Prefeitura de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, está oferecendo 306 vagas de estágio para estudantes dos ensinos médio, técnico e superior em diversas áreas. Desse total, 10% são reservadas a portadores de necessidades especiais.

Os estagiários atuarão durante o período de seis meses (podendo ser prorrogado por mais seis) em setores da administração direta e indireta da prefeitura.

Para participar da seleção é preciso não estar no final do curso na data da inscrição, ter 75% de frequência nas aulas e não obter média inferior a 5,0 nos exames de sua instituição.

A bolsa-auxílio oferecida é de R$ 259,17 (superior) e R$ 201,64 (médio/técnico), para jornada de seis horas diárias. Os aprovados terão direito à auxílio transporte, seguro contra acidentes pessoais e bolsa de estudo de até 30% em universidades conveniadas.

Como participar

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até as 20h do dia 23 de agosto, pelo do site www.petropolis.rj.gov.br, através do link “Processo Seletivo Estagiários 2009”.

Quem não tiver acesso à internet, poderá realizar a inscrição em um dos centros de informática comunitária, nos quiosques de atendimento da prefeitura e também na agência do CIEE, que fica na avenida Dom Pedro I, 374. Não há cobrança de taxa de participação.

O processo seletivo inclui provas objetivas, previstas para o dia 13 de setembro no caso de estudantes de nível superior, e 20 de setembro para alunos do ensino médio e técnico.

Maysa Correa/SP

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.