Por meio do programa, os interessados podem financiar de 50% a 75% da mensalidade do curso de graduação.
Redação Publicado em 04/05/2009, às 16h07
Foi estendida a data limite de inscrição no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). O prazo final, que estava previsto para o último dia 30, está marcado agora para 15 de maio.
Por meio do programa, os interessados podem financiar de 50% a 75% da mensalidade da graduação cursada em instituições de ensino privadas.
Requisitos
A instituição em que o aluno está matriculado deve estar entre aquelas que aderiram ao Fies neste ano e que tenha avaliação positiva no MEC, com nota igual ou superior a 3 no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
Inscrições
Os interessados encontrarão o formulário de inscrição no site do Fies. No mesmo endereço eletrônico, é necessário que o aluno faça a simulação do financiamento para obter o valor das prestações. Preenchido o formulário, este deve ser impresso em duas vias e entregue na instituição de ensino em que o estudante está matriculado.
Financiamento
Para obter o auxílio, os estudantes aprovados na entrevista, juntamente com seus responsáveis legais (caso seja menor de idade e não-emancipado), o fiador e o cônjuge do fiador, devem assinar um Contrato de Abertura de Crédito com a Caixa Econômica Federal.
Para os que não têm fiador, há a possibilidade de recorrer ao recurso da fiança solidária, no qual grupos de três a cinco estudantes, matriculados na mesma instituição, tornam-se fiadores entre si e ficam responsáveis pelo pagamento das parcelas de todos os integrantes. Nessa alternativa, não há necessidade de comprovar renda.
Atualmente, para os contratos do Fies, fixa-se a taxa de juros em:
a) 3,5% ao ano, capitalizada mensalmente, relativa a cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e cursos superiores de tecnologia;
b) 6,5% ao ano, capitalizada mensalmente, relativa aos demais cursos.
Luana Almeida