Inscrições para bolsas têm início na segunda

A partir desta segunda-feira, dia 24, estarão abertas as inscrições a estudantes de todo o País.

Redação   Publicado em 21/11/2008, às 10h40

A partir desta segunda-feira, dia 24, estarão abertas as inscrições àqueles estudantes de todo o País que desejarem concorrer às bolsas de estudo oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), do Ministério da Educação, referentes ao primeiro semestre de 2009.

Criado em 2004 pelo Governo Federal, o ProUni tem como objetivo conceder bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de baixa renda, sem condições de arcar com os custos das mensalidades de cursos de graduação e seqüenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior. Em troca, às instituições que aderem ao programa, o Governo oferece isenção de alguns tributos.

Além de ter obtido nota igual ou superior a 45 pontos (média aritmética entre a prova de redação e a de conhecimentos gerais) no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de possuir renda de até um salário mínimo e meio (R$ 622,50) por membro da família, caso queira disputar uma bolsa integral, ou de até três salários mínimos (R$ 1.245) por membro da família, caso concorra à bolsa parcial (25% ou 50%), o candidato deverá preencher pelo menos um dos seguintes requisitos:
* ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública, ou

* ter cursado todo o ensino médio, com bolsa integral, em escola da rede privada, ou

* ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente, com bolsa integral, em instituição privada, ou

* ser portador de deficiência, ou

* ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, os limites de renda familiar não são considerados.

As inscrições serão aceitas até as 21 horas do dia 12 de dezembro exclusivamente no site oficial do programa (prouni-inscricao.mec.gov.br/prouni). O candidato poderá assinalar até cinco opções de curso na ordem de sua preferência, em quaisquer instituições participantes do programa, cuja relação estará disponível no referido site. As opções poderão ser alteradas posteriormente, durante todo o período de inscrições.

Serão convocados em primeira, segunda e terceira chamadas os estudantes inscritos que obtiveram as melhores notas no Enem 2008. A primeira chamada e a lista de espera serão divulgadas no dia 17 de dezembro, devendo os candidatos pré-selecionados comparecer às instituições para confirmação das informações prestadas e, caso necessário, participação em processo seletivo próprio da instituição.

No dia 11 de fevereiro, o MEC anunciará os pré-selecionados em segunda chamada, que deverão comparecer às instituições até o dia 27. No dia 9 de março, sai a terceira lista de pré-selecionados, que terão até o dia 13 para confirmar seus dados.

Lygia Roncel