Por meio desse trabalho, 7.223 estudantes poderão realizar seu curso de ensino superior gratuitamente.
Redação Publicado em 13/01/2009, às 15h07
Amanha será o último dia que estudantes universitários têm para se inscrever no Programa Escola da Família.
Por meio desse trabalho, operacionalizado pela Secretaria de Educação, 7.223 estudantes poderão realizar seu curso de ensino superior gratuitamente – o Estado arca com 50% deste valor, com teto de R$ 267, e a instituição de ensino completa o restante do valor da mensalidade.
Em troca, os candidatos selecionados devem atuar nos fins de semana em escolas estaduais, exercendo funções de monitoria em: atividades de dança, música, brincadeiras, atividades esportivas, ações de prevenção em saúde, cursos de informática e idiomas, aulas de cerâmica, pintura e idiomas. Essas atividades serão desempenhadas pelos escolhidos a partir do dia 1º de fevereiro.
Com cerca de 15 mil alunos participantes, o Programa consiste em transformar escolas estaduais em centros de convivência, com atividades voltadas às áreas esportivas, cultural, de saúde e trabalho.
Requisito
Além de estudar em instituição conveniada com a Secretaria, os candidatos precisam ter concluído o Ensino Médio na rede pública (onde deve ter cursado as três séries) e não receber outro benefício para custeio da mensalidade do curso superior.
Inscrição
As inscrições estão abertas até amanhã (14) e podem ser realizadas no site www.escoladafamilia.sp.gov.br.
Após o preenchimento do formulário de inscrição no site do Escola da Família, o candidato deve apresentar uma série de documentos pessoais na Diretoria de Ensino.
Os documentos necessários são: RG; CPF; título de eleitor; certificado de reservista (para homens maiores de 18 anos); comprovação de renda; histórico escolar do ensino médio; atestado de matrícula; comprovante de residência; comprovantes de gastos do grupo familiar; recibo de pagamento do último aluguel ou recibo de financiamento do imóvel.
Duzentas e trinta e uma instituições de ensino estão cadastradas para que seus estudantes participem do programa. A relação das escolas conveniadas com a Secretaria de Estado da Educação está disponível no site do Programa.
Luana Almeida