Até quarta-feira, dia 14, serão recebidas as inscrições para o processo seletivo de bolsas de estudo concedida
Redação Publicado em 09/02/2007, às 15h26
Até quarta-feira, dia 14, serão recebidas as inscrições para o processo seletivo de bolsas de estudo concedidas pelo Governo Japonês. O benefício é destinado a universitários brasileiros do curso de Letras/Japonês e também a professores (profissionais de ensino dos níveis fundamental e médio), interessados em aprofundar seus estudos na "Terra do Sol Nascente".
* Universitários: as bolsas oferecidas aos estudantes brasileiros têm duração de um ano. O valor do benefício, estipulado pelo Governo Japonês para os candidatos aprovados no processo seletivo, é de 134 mil ienes mensais (cerca de R$ 2,3 mil). De uma maneira geral, as instituições japonesas oferecem dois tipos de cursos:
1. curso destinado ao desenvolvimento da língua japonesa, com suplementos sobre a vida e a cultura daquele País;
2. curso cujo enfoque principal é a vida e a cultura japonesas, mas que desenvolve a língua japonesa de uma forma suplementar.
* Educadores: serão concedidas bolsas de estudo para treinamento de educadores brasileiros, dos níveis fundamental e médio. Os cursos serão ministrados em universidades japonesas, entre os meses de outubro deste ano e março de 2009. O valor do benefício oferecido, neste caso, é de 172.000 ienes mensais (aproximadamente R$ 3 mil).
Tanto estudantes quanto educadores terão direito a passagens aéreas de ida e volta. Em ambos os casos, os candidatos interessados deverão residir em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul ou Região do Triângulo Mineiro.
Inscrições – somente até o dia 14, no Departamento Cultural do Consulado Geral do Japão (Av. Paulista, 854 – 1º andar - São Paulo/SP).
Mais informações pelo telefone (11) 3254-0100 ou no site www.sp.br.emb-japan.go.jp.