Segundo um estudo da Robert Half, 30% das empresas planejam abrir mais vagas para projetos temporários no próximo trimestre, impulsionadas por oportunidades pontuais
Victor Meira Publicado em 05/08/2024, às 07h50
Nos últimos meses, as empresas de diversos setores têm enfrentado desafios significativos, exigindo uma postura proativa e resiliente. Em meio às incertezas políticas e econômicas, tanto no Brasil quanto no exterior, muitas organizações estão apostando em novas estratégias para se manterem competitivas. Uma dessas estratégias é o aumento das contratações de vagas temporárias, conforme revela a 28ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH).
De acordo com o estudo, 30% das empresas planejam abrir mais vagas para projetos temporários no próximo trimestre. Essa tendência é impulsionada por três principais fatores:
Lucas Nogueira, diretor regional da Robert Half, comenta: “O mercado brasileiro está cada vez mais maduro em relação ao trabalho por projetos com prazo determinado. As empresas estão começando a ver essa modalidade não apenas como uma solução para cobrir ausências temporárias, mas também como uma estratégia para seus negócios.”
Essa movimentação já é percebida pelos profissionais do mercado. No último trimestre, 28% notaram um aumento nas oportunidades disponíveis, enquanto 57% relataram que a oferta de empregos se manteve estável. Alinhados com as projeções de mercado, 30% desses profissionais esperam mais oportunidades de trabalho em projetos temporários nos próximos três meses.
+Inscrições para o processo seletivo MRS vão até HOJE
Os profissionais que já atuam com projetos temporários também identificaram os principais motivadores para o aumento das oportunidades:
A pesquisa da Robert Half foi realizada em maio e contou com a participação de 1.161 profissionais, divididos em três categorias: recrutadores, profissionais qualificados empregados e profissionais qualificados desempregados.
+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos
empregos vagas de emprego