%PDF-1.7
%
1 0 obj
<>
endobj
148 0 obj
<>/Font<>>>/Fields 152 0 R>>
endobj
4 0 obj
<>stream
Acrobat Distiller 5.0 (Windows)
2009-07-29T18:11:22Z
2011-07-12T18:48:44-03:00
2011-07-12T18:48:44-03:00
PScript5.dll Version 5.2
application/pdf
Jr
FUB_016_17.pdf
uuid:f21a7530-3571-4c07-9237-5d2bfa37ca98
uuid:64965e57-4af7-417c-b385-a1c8efa126ad
endstream
endobj
3 0 obj
<>
endobj
5 0 obj
<>/Font<>/ProcSet[/PDF/Text]/XObject<>>>/Rotate 0/Type/Page>>
endobj
78 0 obj
<>/Font<>/ProcSet[/PDF/Text/ImageB]/XObject<>>>/Rotate 0/Type/Page>>
endobj
98 0 obj
<>/Font<>/ProcSet[/PDF/Text/ImageB]/XObject<>>>/Rotate 0/Type/Page>>
endobj
111 0 obj
<>/Font<>/ProcSet[/PDF/Text]/XObject<>>>/Rotate 0/Type/Page>>
endobj
119 0 obj
<>/Font<>/ProcSet[/PDF/Text/ImageB]/XObject<>>>/Rotate 0/Type/Page>>
endobj
124 0 obj
<>/Font<>/ProcSet[/PDF/Text/ImageB]/XObject<>>>/Rotate 0/Type/Page>>
endobj
138 0 obj
<>/Font<>/ProcSet[/PDF/Text/ImageB]/XObject<>>>/Rotate 0/Type/Page>>
endobj
171 0 obj
<>stream
/GS0 gs
26.686 815.341 0.96 -788.621 re
f
567.754 815.341 0.96 -788.621 re
f
26.686 815.341 542.027 -0.96 re
f
26.686 27.679 542.027 -0.96 re
f
BT
/T1_0 1 Tf
-0.0001 Tc 0.0001 Tw 6.9598 0 0 6.9598 36.8862 52.639 Tm
(UnB/CESPE \205 FUB )Tj
/T1_1 1 Tf
8.0398 0 0 8.0398 36.8862 38.9594 Tm
(Cargo 16: Programador Visual)Tj
-0.0003 Tc 0.0003 Tw 62.642 0 Td
(\205 7 \205)Tj
ET
36.886 61.639 521.508 -0.24 re
f
36.886 47.839 521.508 -0.24 re
f
36.886 309.313 521.508 -0.96 re
f
36.886 195.675 521.508 -0.96 re
f
BT
/T1_2 1 Tf
-0.0002 Tc 0.0002 Tw 9.9598 0 0 9.9598 36.8862 795.7811 Tm
(Julgue os itens a seguir acerca de ambientes virtuais educacionais.)Tj
/T1_3 1 Tf
0 Tc 0 Tw 8.9998 0 0 8.9998 36.8862 777.5416 Tm
(\001\n\003)Tj
/T1_2 1 Tf
-0.0001 Tc -0.0479 Tw 9.9598 0 0 9.9598 55.2458 777.5416 Tm
[(Em um s\355tio educacional, no qual se espera que )12(o )12(leitor siga determinada ordem, \351 indicado o uso de uma estrutura de n\
avega\347\343o)]TJ
-0.0003 Tc 0 Tw 0 -1.145 TD
(linear.)Tj
/T1_3 1 Tf
0 Tc 8.9998 0 0 8.9998 36.8862 751.3822 Tm
(\001\n\004)Tj
/T1_2 1 Tf
-0.0001 Tc 0.0123 Tw 9.9598 0 0 9.9598 55.2458 751.3822 Tm
[(Em ambientes virtuais educacionais, exige-se que o usu\341rio saiba inte\
ragir com o )12(ambiente )12(tecnol\363gico )12(e, )12(por )12(isso, )12(o )]TJ
/T1_4 1 Tf
0 Tc 0 Tw 47.06 0 Td
(designer)Tj
/T1_2 1 Tf
-0.0001 Tc 0.0001 Tw -47.06 -1.145 Td
(n\343o deve se preocupar com a usabilidade do ambiente.)Tj
/T1_3 1 Tf
0 Tc 0 Tw 8.9998 0 0 8.9998 36.8862 725.1028 Tm
(\001\n\005)Tj
/T1_2 1 Tf
-0.0002 Tc 0.0002 Tw 9.9598 0 0 9.9598 55.2458 725.1028 Tm
(Sum\341rios que apresentam as divis\365es e se\347\365es do ambiente s\343\
o relevantes em ambientes virtuais.)Tj
/T1_3 1 Tf
0 Tc 0 Tw 8.9998 0 0 8.9998 36.8862 710.3431 Tm
(\001\n\006)Tj
/T1_2 1 Tf
-0.0001 Tc 0.0123 Tw 9.9598 0 0 9.9598 55.2458 710.3431 Tm
(A utiliza\347\343o de )Tj
/T1_4 1 Tf
0 Tc 0 Tw (breadcrumbs)Tj
/T1_2 1 Tf
-0.0002 Tc 0.0124 Tw 11.651 0 Td
[( em ambientes virtuais educacionais )12(pode )12(auxiliar )12(na localiza\347\343o e na navega\347\343o dos usu\341rios no)]TJ
0 Tw -11.651 -1.145 Td
(ambiente.)Tj
ET
q
70.005 443.829 194.585 235.674 re
W n
q
194.5854 0 0 235.6744 70.0054 443.8295 cm
/Im0 Do
Q
Q
BT
/T1_2 1 Tf
-0.0003 Tc 0.0003 Tw 9.9598 0 0 9.9598 151.3635 431.3498 Tm
(Figura I)Tj
ET
q
348.519 419.95 177.483 259.914 re
W n
q
177.4828 0 0 259.9138 348.5188 419.95 cm
/Im1 Do
Q
Q
BT
/T1_2 1 Tf
9.9598 0 0 9.9598 419.6772 406.9904 Tm
(Figura II)Tj
-0.0002 Tc -0.0478 Tw -38.434 -1.47 Td
[(A partir das figuras I e II acima apresentadas, que ilustram dois diagra\
mas utilizados em )12(p\341ginas impressas, julgue os pr\363ximos)]TJ
-0.0003 Tc -0.0477 Tw 50.024 0 Td
( itens.)Tj
/T1_3 1 Tf
0 Tc 0 Tw 8.9998 0 0 8.9998 36.8862 374.1111 Tm
(\001\n\007)Tj
/T1_2 1 Tf
-0.0001 Tc -0.0841 Tw 9.9598 0 0 9.9598 55.2458 374.1111 Tm
[(O )-12(diagrama )-12(com )-12(2 )-12(colunas )-12(mostrado )-12(na figura II aumenta a flexibilidade do leiaute, com rela\347\343o ao di\
agrama ilustrado na figura )]TJ
-0.0005 Tc 0 Tw 49.928 0 Td
(I.)Tj
/T1_3 1 Tf
0 Tc 8.9998 0 0 8.9998 36.8862 359.2315 Tm
(\001\n\b)Tj
/T1_2 1 Tf
-0.0001 Tc 0.0001 Tw 9.9598 0 0 9.9598 55.2458 359.2315 Tm
(As figuras I e II usam a t\351cnica de \352nfase para chamar a aten\347\343\
o do leitor para determinada parte da p\341gina.)Tj
/T1_3 1 Tf
0 Tc 0 Tw 8.9998 0 0 8.9998 36.8862 344.4719 Tm
(\001\n\t)Tj
/T1_2 1 Tf
-0.0001 Tc 0.0001 Tw 9.9598 0 0 9.9598 55.2458 344.4719 Tm
(Dos diagramas apresentados, somente o da figura I apresenta o leiaute si\
m\351trico.)Tj
/T1_3 1 Tf
0 Tc 0 Tw 8.9998 0 0 8.9998 36.8862 329.5922 Tm
(\001\001\n)Tj
/T1_2 1 Tf
-0.0002 Tc -0.0719 Tw 9.9598 0 0 9.9598 55.2458 329.5922 Tm
[(A figura I apresenta um leiaute com elementos regulares enquanto que a f\
igura II apresenta um leiaute com )12(elementos )12(irregulares)]TJ
0 Tc 0 Tw 50.265 0 Td
(.)Tj
/T1_3 1 Tf
8.9998 0 0 8.9998 36.8862 314.8326 Tm
(\001\001\001)Tj
/T1_2 1 Tf
-0.0001 Tc 0.0001 Tw 9.9598 0 0 9.9598 55.2458 314.8326 Tm
(Ambos os leiautes ilustrados s\343o considerados previs\355veis porque p\
ossuem alguma ordem.)Tj
-0.0002 Tc 0.0002 Tw -1.843 -1.687 Td
(Julgue os itens a seguir acerca de )Tj
/T1_4 1 Tf
-0.0001 Tc 0.0001 Tw 13.542 0 Td
(pixel art)Tj
/T1_2 1 Tf
-0.0002 Tc 0.0002 Tw ( e ilustra\347\343o.)Tj
/T1_3 1 Tf
0 Tc 0 Tw 8.9998 0 0 8.9998 36.8862 279.7934 Tm
(\001\001\002)Tj
/T1_2 1 Tf
-0.0001 Tc 0.0364 Tw 9.9598 0 0 9.9598 55.2458 279.7934 Tm
[(Na salvaguarda em arquivo, para )-12(n\343o perder a qualidade do trabalho desenvolvido em )]TJ
/T1_4 1 Tf
35.181 0 Td
(pixel art)Tj
/T1_2 1 Tf
(, o arquivo deve ser salvo em)Tj
0.0001 Tw -35.181 -1.145 Td
(formato JPEG e n\343o no formato GIF. )Tj
/T1_3 1 Tf
0 Tc 0 Tw 8.9998 0 0 8.9998 36.8862 253.634 Tm
(\001\001\003)Tj
/T1_2 1 Tf
-0.0001 Tc 0.0364 Tw 9.9598 0 0 9.9598 55.2458 253.634 Tm
[(Para explicar de maneira mais simples e r\341pid)-12(a)-12( )-12(u)-12(m)-12(a)-12( informa\347\343o, o )]TJ
/T1_4 1 Tf
0 Tc 0 Tw 27.301 0 Td
(designer)Tj
/T1_2 1 Tf
-0.0002 Tc 0.0365 Tw 3.458 0 Td
( pode criar um infogr\341fico utilizando ilustra\347\365es,)Tj
0.0002 Tw -30.759 -1.145 Td
(diagramas e textos.)Tj
/T1_3 1 Tf
0 Tc 0 Tw 8.9998 0 0 8.9998 36.8862 227.3546 Tm
(\001\001\004)Tj
/T1_2 1 Tf
-0.0001 Tc 0.0001 Tw 9.9598 0 0 9.9598 55.2458 227.3546 Tm
(Pictogramas representam um objeto ou conceito por meio de ilustra\347\365\
es.)Tj
/T1_3 1 Tf
0 Tc 0 Tw 8.9998 0 0 8.9998 36.8862 212.595 Tm
(\001\001\005)Tj
/T1_2 1 Tf
-0.0001 Tc 0.0846 Tw 9.9598 0 0 9.9598 55.2458 212.595 Tm
[(A ilustra\347\343o e o projeto gr\341fico )-12(d)-12(e)-12( )-12(u)-12(m)-12(a)-12( )-12(r)-12(e)-12(v)-12(ista s\343o trabalhos independentes e n\343o precisam ser considerados d\
entro de um)]TJ
0 Tc 0 Tw T*
(conjunto.)Tj
-0.0002 Tc 0.0002 Tw -1.843 -1.687 Td
(Julgue os pr\363ximos itens quanto aos materiais educacionais.)Tj
/T1_3 1 Tf
0 Tc 0 Tw 8.9998 0 0 8.9998 36.8862 166.1561 Tm
(\001\001\006)Tj
/T1_2 1 Tf
-0.0001 Tc 0.0001 Tw 9.9598 0 0 9.9598 55.2458 166.1561 Tm
(O projeto de um livro educacional deve ser concebido com p\341ginas dupl\
as e n\343o com p\341ginas individuais.)Tj
/T1_3 1 Tf
0 Tc 0 Tw 8.9998 0 0 8.9998 36.8862 151.3964 Tm
(\001\001\007)Tj
/T1_2 1 Tf
-0.0001 Tc 0.0001 Tw 9.9598 0 0 9.9598 55.2458 151.3964 Tm
(Em uma cartilha, \351 correto o uso de texto justificado para n\343o per\
der legibilidade. )Tj
/T1_3 1 Tf
0 Tc 0 Tw 8.9998 0 0 8.9998 36.8862 136.5168 Tm
(\001\001\b)Tj
/T1_2 1 Tf
-0.0001 Tc 0.0001 Tw 9.9598 0 0 9.9598 55.2458 136.5168 Tm
(Um n\372mero de dobras mal planejado em um )Tj
/T1_4 1 Tf
0 Tw 18.036 0 Td
(folder)Tj
/T1_2 1 Tf
0.0123 Tw [( )12(educacional )12(pode )12(prejudicar a intera\347\343o do usu\341rio com o )12(impresso, )12(assim)]TJ
0.0001 Tw -18.036 -1.145 Td
(como o entendimento do texto.)Tj
/T1_3 1 Tf
0 Tc 0 Tw 8.9998 0 0 8.9998 36.8862 110.3574 Tm
(\001\001\t)Tj
/T1_2 1 Tf
-0.0001 Tc 0.0001 Tw 9.9598 0 0 9.9598 55.2458 110.3574 Tm
(No desenvolvimento de um projeto de livro, \351 importante criar uma )Tj
/T1_4 1 Tf
-0.0002 Tc 0 Tw 27.301 0 Td
(grid)Tj
/T1_2 1 Tf
-0.0001 Tc 0.0001 Tw ( para estrutura\347\343o das informa\347\365es.)Tj
/T1_3 1 Tf
0 Tc 0 Tw 8.9998 0 0 8.9998 36.8862 95.4781 Tm
(\001\002\n)Tj
/T1_2 1 Tf
-0.0001 Tc 0.0001 Tw 9.9598 0 0 9.9598 55.2458 95.4781 Tm
(A inclus\343o de uma grande quantidade de imagens em uma cartilha \351 i\
mportante para atrair a aten\347\343o do leitor.)Tj
ET
36.886 693.544 521.508 -0.96 re
f
36.886 85.878 521.508 -0.96 re
f
BT
ET
q
1 0 0 1 228.125 8.7720337 cm
/GS1 gs
0 Tc 0 Tw /Fm0 Do
Q
endstream
endobj
173 0 obj
<>/Subtype/Form/Type/XObject>>stream
1 g
1 0 0 1 0 0 cm
229.625 10.272 m
365.5327 10.272 l
365.5327 22.368 l
229.625 22.368 l
229.625 10.272 l
f
endstream
endobj
140 0 obj
<>stream
Adobe d C
$$''$$53335;;;;;;;;;; "
3 !1AQa"q2B#$Rb34rC%Scs5&DTdE£t6UeuF'Vfv7GWgw ? e=?We,u}K3[뢑cw^K,qu}J]]>f}>FOٱkn"[5̭Y*\zleez̪Tjs\ggv3q-s6t_NoU
}&~!B߮}Hekiwݲͅw)oFuO{kEM[_c;
keS^ Iγk}_)ޛT75cnv_]zuQk[^viqd{wx]_m׃O/5su̮ͻ\m2PgevX,VjYgV[F={kkMU͛۔ gG5>닛hl^`|Yá[-l{Ps*kj/|7rtG@Y7mz~bVU%KY?Y/bI%~u)"h&lRYv[Kƾf=ۺU
97#_1nmֆ߈;H."s$<'_qֻ$bK}1ۺ`~f\L0}
][ڦn#vMh4cKvR{wk *y_TUsF7ko3D!'Ѻs}-.ysm#E7}O"6UmYٺUCq`4!;/L-27mcDS;nɽXrV1--m7$O+_ꌋs+el=IΉv}ϳ#/{ia`#5ֿ"M_U[4A
[quov$sE>H:s>qa}nWF[T/g f $I$I$I$I$I%K?ė^ĒI$I$I$I$I$U%KY?Y/bI$#mm9<567