%PDF-1.7
%
1 0 obj
<>
endobj
84 0 obj
<>/Font<>>>/Fields 88 0 R>>
endobj
4 0 obj
<>stream
Acrobat Distiller 5.0 (Windows)
2010-03-24T11:35:02Z
2012-04-25T08:43:17-03:00
2012-04-25T08:43:17-03:00
PScript5.dll Version 5.2.2
application/pdf
Jr
PEDAGOGIA.pdf
uuid:a468e8bd-0b8f-4bd2-aa3f-9bc1d01b4ad9
uuid:6f494088-fe60-4644-9fab-2c2fc9055e87
endstream
endobj
3 0 obj
<>
endobj
5 0 obj
<>/ExtGState<>/Font<>/ProcSet[/PDF/Text]/XObject<>>>/Rotate 0/TrimBox[6.96001 31.27499 588.06 810.825]/Type/Page>>
endobj
47 0 obj
<>/ExtGState<>/Font<>/ProcSet[/PDF/Text]/XObject<>>>/Rotate 0/TrimBox[6.96001 31.27499 588.06 810.825]/Type/Page>>
endobj
50 0 obj
<>/ExtGState<>/Font<>/ProcSet[/PDF/Text/ImageC/ImageI]/XObject<>>>/Rotate 0/TrimBox[6.96001 31.27499 588.06 810.825]/Type/Page>>
endobj
60 0 obj
<>/ExtGState<>/Font<>/ProcSet[/PDF/Text/ImageC/ImageI]/XObject<>>>/Rotate 0/TrimBox[6.96001 31.27499 588.06 810.825]/Type/Page>>
endobj
70 0 obj
<>/ExtGState<>/Font<>/ProcSet[/PDF/Text]/XObject<>>>/Rotate 0/TrimBox[6.96001 31.27499 588.06 810.825]/Type/Page>>
endobj
73 0 obj
<>/ExtGState<>/Font<>/ProcSet[/PDF/Text]/XObject<>>>/Rotate 0/TrimBox[6.96001 31.27499 588.06 810.825]/Type/Page>>
endobj
76 0 obj
<>/ExtGState<>/Font<>/ProcSet[/PDF/Text]/XObject<>>>/Rotate 0/TrimBox[6.96001 31.27499 588.06 810.825]/Type/Page>>
endobj
107 0 obj
<>stream
q
6.96 31.294 581.101 779.552 re
W n
/CS0 CS 0.137 0.122 0.125 SCN
0.992 w 1000 M
/GS0 gs
q 1 0 0 1 51.129 780.801 cm
0 0 m
0.782 0.782 1.725 1.173 2.831 1.173 c
504.082 1.173 l
505.188 1.173 506.131 0.782 506.913 0 c
507.695 -0.782 508.086 -1.725 508.086 -2.831 c
508.086 -718.082 l
508.086 -719.188 507.695 -720.131 506.913 -720.913 c
506.131 -721.695 505.188 -722.086 504.082 -722.086 c
2.831 -722.086 l
1.725 -722.086 0.782 -721.695 0 -720.913 c
-0.782 -720.131 -1.173 -719.188 -1.173 -718.082 c
-1.173 -2.831 l
-1.173 -1.725 -0.782 -0.782 0 0 c
S
Q
Q
/CS0 CS 0.137 0.122 0.125 SCN
0.992 w
/GS0 gs
q 1 0 0 1 304.102 768.321 cm
0 0 m
0 -694.546 l
S
Q
BT
/CS1 cs 1 scn
/T1_0 1 Tf
8 0 0 8 555.4071 44.7198 Tm
(7)Tj
/CS2 cs 1 scn
/T1_1 1 Tf
6 0 0 6 49.4503 49.1698 Tm
(M)Tj
0.0118 Tc 4.2 0 0 4.2 54.4677 49.1698 Tm
[(INIST\311RIO)-603(D)11(A)]TJ
0.1463 Tc 6 0 0 6 84.3732 49.1698 Tm
( S)Tj
0.0076 Tc 4.2 0 0 4.2 90.9496 49.1698 Tm
(A\332DE)Tj
/CS1 cs 1 scn
0 Tc 6 0 0 6 49.4503 41.9697 Tm
(F)Tj
-0.0099 Tc 4.2 0 0 4.2 53.107 41.9697 Tm
(UNDA\307\303O)Tj
0.0772 Tc 6 0 0 6 73.8566 41.9697 Tm
( N)Tj
-0.0095 Tc 4.2 0 0 4.2 80.3196 41.9697 Tm
[(ACIONAL)-522(D)9(E)]TJ
0.0802 Tc 6 0 0 6 106.3984 41.9697 Tm
( S)Tj
-0.0126 Tc 4.2 0 0 4.2 112.5492 41.9697 Tm
(A\332DE)Tj
-0.0063 Tc 0.085 Tw 6 0 0 6 124.0582 41.9697 Tm
( - FUNASA)Tj
ET
/CS3 cs 0 scn
225.51 794.97 161.3 -22.5 re
f
BT
/CS1 cs 1 scn
/T1_2 1 Tf
-0.0093 Tc -0.0622 Tw 9 0 0 9 225.5674 781.9272 Tm
(N\315VEL SUPERIOR - \301REA - PEDAGOGIA)Tj
/T1_0 1 Tf
0.0002 Tc 0 Tw -17.991 -2.29 Td
(52.)Tj
/T1_3 1 Tf
-0.0048 Tc 0.0913 Tw 2.268 0 Td
(Quando se pensa na participa\347\343o em trabalho de equipe, a)Tj
-0.0054 Tc 0.0864 Tw -0.06 -1.169 Td
(linha de planejamento a ser seguida deve ser definida com)Tj
-0.0083 Tc -0.0625 Tw 0 -1.165 TD
(crit\351rio, atendendo \340s quest\365es que determinam a qualidade, a)Tj
-0.0054 Tc -0.0049 Tw T*
(miss\343o e o poder \226 quest\365es que s\343o aferidas principalmente)Tj
-0.0045 Tc 0.0844 Tw 0 -1.169 TD
(pela vis\343o de sociedade ou grupo a ser atingido. Dentre as)Tj
-0.0025 Tc 0.125 Tw 0 -1.165 TD
(formas de planejamento, a que apresenta um car\341ter mais)Tj
-0.0007 Tc 0.1254 Tw 0 -1.169 TD
(conservador, por estar voltada para o aperfei\347oamento do)Tj
-0.0046 Tc 0.03 Tw 0 -1.165 TD
(processo de produ\347\343o, \351 conhecida por:)Tj
-0.0055 Tc -0.0056 Tw 0 -1.483 TD
[(A)-34(\))-809(qualidade total)]TJ
-0.0059 Tc -0.0504 Tw T*
[(B\))-894(esquema estrat\351gico)]TJ
-0.0147 Tc 0.1278 Tw T*
[(C)-13(\))-903(movimento participativo)]TJ
0.0135 Tc -0.0611 Tw T*
[(D)-15(\))-790(gerenciamento din\342mico)]TJ
-0.0059 Tc 0.1139 Tw T*
[(E)22(\))-976(processo de pertencimento)]TJ
/T1_0 1 Tf
0.0002 Tc 0 Tw -2.208 -2.428 Td
(53.)Tj
/T1_3 1 Tf
-0.0055 Tc 0.059 Tw 2.268 0 Td
(O planejamento, visto como pr\341tica educativa, deve ter um)Tj
-0.0051 Tc -0.0228 Tw -0.06 -1.165 Td
[(modelo de plano ajustado \340 realidade. )52(Assim, para Gandin, o)]TJ
-0.0046 Tc 0.0231 Tw 0 -1.165 TD
(confronto entre o ju\355zo que o grupo faz da sua realidade e o)Tj
-0.005 Tc -0.0033 Tw 0 -1.169 TD
(ideal tra\347ado para o seu fazer pode ser melhor expresso pelo)Tj
-0.0057 Tc -0.0186 Tw 0 -1.165 TD
(seguinte modelo de plano:)Tj
-0.0033 Tc 0 Tw 0 -1.483 TD
[(A)-32(\))-806(doutrinal)]TJ
0.007 Tc T*
[(B)9(\))-881(operativo)]TJ
-0.0053 Tc T*
[(C\))-893(presencial)]TJ
-0.0193 Tc T*
[(D)-48(\))-822(referencial)]TJ
-0.0055 Tc -0.0333 Tw T*
[(E)22(\))-976(de necessidades)]TJ
/T1_0 1 Tf
0.0002 Tc 0 Tw -2.208 -2.428 Td
(54.)Tj
/T1_3 1 Tf
-0.0051 Tc -0.0298 Tw 2.268 0 Td
(Para Gandin, a realidade, quando se pensa em planejamento,)Tj
-0.0112 Tc -0.0623 Tw -0.06 -1.165 Td
(pode ser concebida de v\341rias maneiras. Segundo ele, a realida-)Tj
-0.0045 Tc 0.0028 Tw 0 -1.169 TD
(de restrita \340 educa\347\343o, \340 sa\372de ou a qualquer outra ativi\
dade)Tj
-0.0008 Tc 0.1253 Tw 0 -1.165 TD
(humana, dentro da institui\347\343o ou do grupo que planeja, \351)Tj
-0.0114 Tc -0.0612 Tw T*
(concebida como:)Tj
-0.0332 Tc 0 Tw 0 -1.483 TD
[(A)-62(\))-836(global)]TJ
0.002 Tc T*
[(B\))-886(totalizadora)]TJ
-0.0053 Tc -0.0079 Tw T*
[(C\))-893(do campo de a\347\343o)]TJ
-0.0167 Tw T*
[(D)-34(\))-808(centrada no indiv\355duo)]TJ
-0.0059 Tc -0.0112 Tw T*
[(E)22(\))-976(restrita \340s ambival\352ncias)]TJ
/T1_0 1 Tf
0.0002 Tc 0 Tw -2.208 -2.428 Td
(55.)Tj
/T1_3 1 Tf
-0.0058 Tc 0.0468 Tw 2.268 0 Td
(Um trabalho efetivo grupal e multidisciplinar demanda, so-)Tj
-0.0046 Tc 0.0889 Tw -0.06 -1.165 Td
(bretudo, para seu sucesso, grande capacidade de seus inte-)Tj
0.0043 Tw 0 -1.169 TD
(grantes de reflex\343o cr\355tica sobre a realidade. Sabe-se, no en-)Tj
-0.0052 Tc 0.0463 Tw 0 -1.165 TD
(tanto, que o combate \340 ambival\352ncia resultante das lutas de)Tj
-0.0056 Tc -0.0333 Tw 0 -1.169 TD
(poder cria mais exclus\343o, em fun\347\343o de:)Tj
-0.0264 Tw 0 -1.483 TD
[(A)-34(\))-809(fixar em a\347\365es de representa\347\343o)]TJ
-0.0063 Tc -0.0632 Tw T*
[(B\))-894(funcionar como regulador social)]TJ
-0.0053 Tc 0.0901 Tw T*
[(C\))-893(superestimar o papel dos grupos)]TJ
-0.0051 Tc 0.007 Tw 0 -1.48 TD
[(D)-34(\))-808(refor\347ar a separa\347\343o entre polaridades)]TJ
0.004 Tc 0.0014 Tw 0 -1.483 TD
[(E)32(\))-966(problematizar o car\341ter da domina\347\343o)]TJ
/T1_0 1 Tf
0.0002 Tc 0 Tw -2.208 -2.428 Td
(56.)Tj
/T1_3 1 Tf
-0.0051 Tc 0.0222 Tw 2.268 0 Td
(Ao se pretender o engajamento do profissional da educa\347\343o)Tj
-0.0059 Tc -0.0623 Tw -0.06 -1.169 Td
(em equipes multidisciplinares para cuidar da sa\372de e do sane-)Tj
-0.0042 Tc 0.1253 Tw 0 -1.165 TD
(amento junto a grupos ind\355genas, no sentido de orientar e)Tj
-0.0109 Tc -0.0627 Tw T*
(formar agentes ind\355genas, ser\341 necess\341rio, sobretudo, que esse)Tj
-0.0057 Tc -0.0084 Tw 0 -1.169 TD
(profissional fa\347a o reconhecimento da:)Tj
-0.0185 Tc -0.0019 Tw 0 -1.483 TD
[(A)-47(\))-822(supera\347\343o de preconceitos com a esfera econ\364mica)]TJ
0.0217 Tc 0.0152 Tw T*
[(B)23(\))-866(manifesta\347\343o m\372ltipla das identidades culturais)]TJ
-0.0051 Tc -0.0325 Tw T*
[(C\))-893(associa\347\343o de elementos pedag\363gicos na pr\341tica di\341ria)]TJ
-0.0056 Tc 0.1046 Tw T*
[(D)-34(\))-809(problematiza\347\343o de conte\372dos das pr\341ticas formais de)]TJ
-0.0057 Tc 0 Tw 1.887 -1.165 Td
(ensino)Tj
-0.0064 Tc 0.1244 Tw -1.887 -1.483 Td
[(E)21(\))-976(maximiza\347\343o do movimento existente nas identidades)]TJ
-0.0033 Tc 0 Tw 1.887 -1.19 Td
(culturais)Tj
/T1_0 1 Tf
-0.0047 Tc 23.468 75.962 Td
[(57)-8(.)]TJ
/T1_3 1 Tf
-0.0176 Tc -0.0625 Tw 2.268 0 Td
(O aspecto sociol\363gico da educa\347\343o reconhece que os interesses)Tj
-0.0157 Tc -0.0278 Tw -0.063 -1.2 Td
(cognitivos tamb\351m possuem car\341ter social e princ\355pios pr\363pri\
-)Tj
-0.0153 Tc 0.0507 Tw 0 -1.2 TD
(os constitutivos e aut\364nomos com rela\347\343o a outros interesses)Tj
-0.0148 Tc 0.0087 Tw T*
[(sociais. )51(Assim, a ideia de que uma sociedade do saber carece,)]TJ
-0.0151 Tc 0.0631 Tw T*
(nos seus debates, do conhecimento tido como categoria cen-)Tj
-0.0148 Tc 0.02 Tw T*
(tral, conduz \340 reflex\343o sobre a produ\347\343o e transmiss\343o do\
co-)Tj
-0.0151 Tc -0.0176 Tw T*
(nhecimento, que deve considerar o seguinte fator:)Tj
-0.006 Tc -0.0213 Tw 0 -1.518 TD
[(A)-34(\))-812(reducionismo na teoria do conhecimento com qualifica-)]TJ
-0.0052 Tc -0.0361 Tw 1.89 -1.2 Td
(\347\365es sociais abrangentes)Tj
0.0043 Tc -0.0269 Tw -1.89 -1.515 Td
[(B)6(\))-887(dificuldade na aceita\347\343o do reducionismo com interes-)]TJ
-0.0028 Tw 1.89 -1.2 Td
(ses sociais definidos)Tj
-0.0057 Tc 0.023 Tw -1.89 -1.518 Td
[(C\))-897(complexidade dos campos intelectuais com rela\347\365es de)]TJ
-0.0041 Tc 0.1277 Tw 1.89 -1.2 Td
(poder conflitantes)Tj
-0.0059 Tc -0.0404 Tw -1.89 -1.515 Td
[(D)-34(\))-812(expans\343o ampla de redes de conhecimento com enfoque)]TJ
-0.0195 Tc 0 Tw 1.89 -1.2 Td
(sociol\363gico)Tj
-0.0053 Tc -0.0556 Tw -1.89 -1.518 Td
[(E)22(\))-978(desigualdade social com produ\347\343o cognitiva relevante)]TJ
/T1_0 1 Tf
0.0002 Tc 0 Tw -2.205 -2.46 Td
(58.)Tj
/T1_3 1 Tf
0.016 Tc 0.125 Tw 2.268 0 Td
(O multiculturalismo na educa\347\343o, decorrente da grande)Tj
-0.0047 Tc -0.0531 Tw -0.063 -1.2 Td
(pluralidade de culturas, traz a reflex\343o sobre a educa\347\343o ind\355\
-)Tj
-0.0049 Tc 0.0808 Tw 0 -1.2 TD
(gena, mostrando que esta se diferencia da educa\347\343o para o)Tj
0.0211 Tw T*
(\355ndio por possuir a seguinte caracter\355stica:)Tj
-0.0056 Tc 0.0656 Tw 0 -1.518 TD
[(A)-34(\))-812(enfatizar os conte\372dos fomentados pelo grupo)]TJ
-0.0051 Tc 0.0047 Tw 0 -1.515 TD
[(B\))-896(definir as atitudes expressas no programa de a\347\343o)]TJ
-0.0149 Tc 0.063 Tw 0 -1.518 TD
[(C)-13(\))-906(priorizar as estrat\351gias propostas no projeto pedag\363gico)]TJ
-0.0052 Tc 0.0762 Tw 0 -1.515 TD
[(D)-34(\))-811(fomentar as experi\352ncias dirigidas para as quest\365es de)]TJ
-0.0238 Tc 0 Tw 1.89 -1.2 Td
(exclus\343o)Tj
0.0047 Tc 0.0991 Tw -1.89 -1.518 Td
[(E)32(\))-968(ser realizada por intelectuais das pr\363prias comunida-)]TJ
-0.0019 Tc -0.0611 Tw 1.89 -1.2 Td
(des ind\355genas)Tj
/T1_0 1 Tf
-0.0047 Tc 0 Tw -4.094 -2.46 Td
[(59)-8(.)]TJ
/T1_3 1 Tf
-0.0259 Tc 0.0486 Tw 2.268 0 Td
(Pensando o multiculturalismo e a forma\347\343o de professores em)Tj
-0.0255 Tc -0.0389 Tw -0.063 -1.2 Td
(comunidades ind\355genas, \351 comum n\343o se ter a preocupa\347\343o c\
om)Tj
-0.0251 Tc 0.0797 Tw 0 -1.2 TD
(um trabalho preparativo relacionado \340s particularidades cultu-)Tj
-0.0215 Tc 0.1253 Tw T*
(rais desses professores, o que pode gerar conflito na rela\347\343o)Tj
-0.0251 Tc 0.0206 Tw T*
[(professor/aluno. )13(T)69(al situa\347\343o diz respeito a dificuldades com:)]TJ
-0.0051 Tc -0.0334 Tw 0 -1.518 TD
[(A)-34(\))-811(a dial\351tica na constru\347\343o das identidades com refor\347o \340s)]TJ
-0.0121 Tc 0 Tw 1.89 -1.2 Td
(diferen\347as)Tj
-0.0054 Tc 0.0934 Tw -1.89 -1.515 Td
[(B\))-897(a supera\347\343o de propostas envolvidas com determinan-)]TJ
-0.0058 Tc 0.0297 Tw 1.89 -1.2 Td
(tes de ordem pol\355tica)Tj
0.0125 Tc -0.0627 Tw -1.89 -1.518 Td
[(C)14(\))-879(a atua\347\343o da ger\352ncia pedag\363gica no \342mbito cognitivo)]TJ
0.0227 Tc -0.0037 Tw 1.89 -1.2 Td
(e afetivo do docente)Tj
-0.0055 Tc 0.0229 Tw -1.89 -1.515 Td
[(D)-34(\))-812(o projeto menos afinado com as pr\341ticas cognitivas en-)]TJ
-0.0058 Tc -0.0204 Tw 1.89 -1.2 Td
(volvidas na forma\347\343o docente)Tj
0.0224 Tc 0.1028 Tw -1.89 -1.518 Td
[(E)50(\))-951(a compreens\343o dos objetivos propostos pelo grupo)]TJ
0.0027 Tw 1.89 -1.2 Td
(de a\347\343o e seus determinantes)Tj
/T1_0 1 Tf
-0.0047 Tc 0 Tw -4.094 -2.46 Td
[(60)-8(.)]TJ
/T1_3 1 Tf
-0.0158 Tc -0.0627 Tw 2.268 0 Td
(O multiculturalismo na educa\347\343o, quando precisa associar-se a)Tj
-0.0149 Tc 0.0382 Tw -0.063 -1.2 Td
(esfor\347os de cunho pol\355tico, por vivenciar a discrimina\347\343o e \
o)Tj
-0.0247 Tc -0.0621 Tw 0 -1.2 TD
(preconceito referentes a grupos culturalmente dominados, como)Tj
-0.0148 Tc -0.0072 Tw 0 -1.2 TD
(no caso ind\355gena, necessita de clareza, principalmente, para:)Tj
-0.0046 Tc 0.0037 Tw 0 -1.518 TD
[(A)-33(\))-811(diluir os nexos entre saber e poder)]TJ
0.0081 Tw 0 -1.515 TD
[(B\))-896(identificar os ideais do grupo de poder)]TJ
-0.0053 Tc 0.0046 Tw 0 -1.518 TD
[(C\))-897(n\343o se fixar no jogo imposto pelo grupo dominado)]TJ
-0.0051 Tc 0.0078 Tw 0 -1.515 TD
[(D)-34(\))-811(contextualizar a produ\347\343o das diferen\347as existentes)]TJ
0 Tw 0 -1.518 TD
[(E)22(\))-978(reconhecer os atos transgressores dos grupos dominado)]TJ
-0.007 Tc -0.0111 Tw 1.89 -1.2 Td
(e dominante)Tj
1 0 0 rg
/GS1 gs
/TT0 12 Tf
0.5762 Tc 0 Tw 1 0 0 1 373.2224 12 Tm
(\r\n)Tj
ET
q
1 0 0 1 219.125 8.7720337 cm
0 g
0 G
1 w
0 Tc /Fm0 Do
Q
endstream
endobj
109 0 obj
<>/Subtype/Form/Type/XObject>>stream
1 g
1 0 0 1 0 0 cm
220.625 10.272 m
372.6459 10.272 l
372.6459 22.368 l
220.625 22.368 l
220.625 10.272 l
f
endstream
endobj
7 0 obj
<>
endobj
10 0 obj
<>
endobj
13 0 obj
<>
endobj
16 0 obj
<>
endobj
82 0 obj
<>
endobj
81 0 obj
<>
endobj
17 0 obj
<>
endobj
18 0 obj
<>stream
HUipS}"X߃ $@R:)c[ZlkG=ke fɖM0
gLk(aH̄6t9*韦YɘVGbqcNMhY z-\Ƀ~q!H ArꅠCeAwi=|-}Nf =ʬ((B!-{>Z'mZfi+/}0ݘs2F k AUk^kYт^zrkыtBˡrܑ7[[gGJ*֪?'V?}e
sͣo}o햵c6[/yw6mرFѦk7g϶<|Om6Ѷخ ۱"Y;:×'f}9afJ(aznjmrڑ1@1)QƠ!pBkT][Mn ҨQ!*Ebc^]NNjxHU-b$H[ibڠ2\KJDi8H6Qb/ق[LM"j+XT%9ƨ?n
a-gEfJ?{|8h>ww}r=hg'b*Q]D:
@[ AAWb|d~(FV
P*u([qNB&Z&1&(G[ݨ~hm]3 ,$-u^ba&h$@=e 0ͤ.<ߞBJF_Й
u*֨6Jrf> od~݇%echqskduw3hM<*p+"}X龏gk@}e\`:a:
Fў()!KCDV2B>Rl*/#1xj[5Nҡv&!mX|
Uk-\߬pʝZXtM:h4Noґ֮1\AIdLȺ0Ywm{q
":e,geK2L/pz1F\ ՛=C~>͘[K)c*gew_kL aO5Pq|/ફP*a3XEojAWtjLKx¡@v_M Y~+}
4ғnw9Uz5gg*TrKǁH!{~0ps|GǑɆ^KReM)nch4s< ld뱸yeWJ"sBL(kDn*qi[D׃,Ie3jf*m[
1omI̩s(:z0C1_R\@Vng
v6qC~Ǔx"ARڄ8)"U#W@HI).Wz-*Sp^mCu9""+㎕pk|5U+Z_4M~?uAtxT)""cL,8_d*aOM&ED2F9|ODK#s54:Sϐǒ lpZpBXyNF
%q6Ǝ_E⣸[l;j`ޤBkE2߯FF](
E=]h$6WbW[\Cԓr=`z>< qV?7Q?:
Ͽȿ)&;nwIwBh MllT hP <>a#g_ŏ8!&q
1hIy
VĤ;tִsBV`w|Q?3