Áreas de saúde e educação

Campo Grande/MS: prefeito autoriza novo concurso

A previsão é de que o concurso conte com 2.500 vagas para professores, além de agentes de administrativos e de saúde

0,00(0.0%)0 voto(s)

Fernando Cezar Alves
Publicado em 07/12/2015, às 14h38

O Prefeito de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Alcides Bernal, autorizou, no último dia 4 de dezembro, por meio de publicação em diário oficial, a realização de novo concurso público, para preenchimento de vagas em diversos cargos, nas áreas de saúde e educação. Na área de educação, o certame será para suprir professores na Secretaria Municipal de Educação (Semed). Já na área de saúde, as oportunidades serão para a Agência Municipal de Prestação de Serviços à Saúde de Campo Grande (Agesau). Neste caso, as oportunidades serão para agentes de saúde e agentes administrativos.   

O número de vagas ainda será definido. De acordo com o decreto 12.763, que autoriza a seleção, a comissão ainda deverá ser constituída, para trabalhar no edital de abertura de inscrições. Também serão confirmados, ainda, salários e exigências.

Porém, segundo informações extra oficiais, a expectativa é de que somente para professores sejam oferecidas aproximadamente 2.500 oportunidades, no sentido de substituir contratados, que hoje representam aproximadamente 40% do quadro do magistério municipal.

De acordo com a assessoria de imprensa, a motivação do concurso se deve ao grande número de exonerações, readaptações definidas e aposentadorias dos servidores efetivos e a necessidade de substituição de servidores contratados, para convocação de efetivos. “É preciso valorizar os servidores de carreira, pois são eles que fazem a máquina pública andar corretamente e em nossa administração fazemos questão de melhorar cada dia mais”, disse o prefeito, quando da autorização.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Comentários

Mais Lidas