MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Censo 2022 inclui novas perguntas; veja como vai funcionar a coleta de informações

Após cortes do governo Bolsonaro, a verba do Censo 2022 está prevista em cerca de 2,3 bilhões de reais, que foi liberada somente após autorização do (STF)

A verba do Censo 2022 está prevista em cerca de 2,3 bilhões de reais
A verba do Censo 2022 está prevista em cerca de 2,3 bilhões de reais - Agência Brasil

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 30/06/2022, às 20h20

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Censo 2022 está previsto para ser iniciado no dia 1º de agosto. Há dois anos consecutivos adiando a realização da coleta de informações, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deverá visitar ao menos 75 milhões de domicílios espalhados em todas as regiões do Brasil, onde moram mais de 210 milhões de pessoas. Tradicionalmente, as pesquisas analisam diversas questões, como a estrutura residencial e as características físicas, econômicas e educacionais da população.

Inclusive, o questionário do Censo 2022 ficou menor. Apesar da dos adiamentos, três novas questões foram incluídas com o objetivo de determinar detalhes sobre a população quilombola e das pessoas diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O censo é considerado o trabalho mais detalhado sobre as características demográficas e socioeconômicas do Brasil. O estudo foi adiado em 2020 e 2021 devido a restrições de pandemia e cortes do governo Bolsonaro.

Para realizar as pesquisas, o IBGE utiliza dois tipos de questionários desde o censo de 1960: o modelo básico (simplificado) e o modelo de amostra (expandido). Em 2022 os modelos serão mantidos. Tanto o questionário básico quanto o de amostra ficaram menores em relação ao censo anterior, sendo que a pesquisa de 2010 possui 34 questões na versão básica e 102 na versão amostral.

+++STF derruba medida que definia prazo para saque de precatórios e RPVs; entenda

Veja como são os questionários do Censo 2022 e como funciona a coleta de informações

A verba do Censo 2022 está prevista em cerca de 2,3 bilhões de reais, que foi liberada somente após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Inicialmente, a realização do levantamento para este ano estava estimada em mais de 3 bilhões de reais. Em relação a redução das perguntas nos dois modelos de questionário, o IBGE informou que foi para agilizar a operação e adequá-la ao orçamento de 2022.

O questionário básico do Censo 2022 é composto por 26 perguntas na versão deste ano. O modelo será dividido nos seguintes blocos: identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade e dados da pessoa que prestou as informações. Exemplos de perguntas do questionário básico:

  • Quantas pessoas moravam neste domicílio em 31 de julho de 2022?
  • Qual a principal forma de abastecimento de água utilizada neste domicílio?
  • A sua cor ou raça é? As opções de resposta são branca, preta, amarela, parda ou indígena?
  • Sabe ler e escrever?
  • Qual era o rendimento bruto mensal normalmente recebido pelo responsável pelo domicílio?
  • De janeiro de 2019 a julho de 2022, faleceu alguma pessoa que morava com você(s)?

O percentual de locais selecionados para a amostra é chamado de fração amostral. O Censo irá aplicar cinco frações amostrais diferentes, de acordo com os tamanhos dos municípios. Mais detalhado, o questionário da amostra do Censo 2022 reúne 77 perguntas. De acordo com o IBGE, esse modelo será aplicado em 11% dos domicílios. Veja exemplos das perguntas do modelo de amostra:

  • Vive em companhia de cônjuge ou companheiro(a)?
  • Quantos filhos e filhas nascidos vivos teve até 31 de julho de 2022 (para mulheres)?
  • Qual é sua religião ou culto?
  • Qual a sua crença, ritual indígena ou religião (questão para aplicação em terras indígenas)?
  • Tem dificuldade permanente para enxergar, mesmo usando óculos ou lentes de contato?
  • Já morou em outro município do Brasil ou país estrangeiro?

Segundo o IBGE, a estratégia de utilizar dois tipos de questionários no Censo 2022 permite pesquisas extensas sem sobrecarregar o esforço censitário. O instituto também observa que os métodos estatísticos garantem que as informações dos modelos amostrais possam ser estendidas para a população em geral.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.