Aprenda a declarar Imposto de Renda nos últimos dias com a declaração pré-preenchida do IR 2025. Veja o passo a passo para aproveitar essa facilidade e evitar erros na entrega
Com o prazo de entrega terminando em 30 de maio, muitos contribuintes ainda têm dúvidas sobre como declarar o Imposto de Renda nos últimos dias. A Receita Federal liberou nesta terça-feira (1º) a versão completa da declaração pré-preenchida, o que promete facilitar a vida de quem deixou para a reta final. Até então, só era possível importar dados básicos.
O modelo pré-preenchido traz automaticamente informações como rendimentos, deduções, bens e dívidas, baseando-se nos dados enviados por empresas, prestadores de serviços de saúde e cartórios, além das declarações do ano anterior. Com isso, é possível ganhar tempo e reduzir erros. No entanto, o Fisco alerta: a responsabilidade de revisar e corrigir os dados continua sendo do contribuinte.
A funcionalidade é válida para quem tem conta gov.br nos níveis prata ou ouro. Quem ainda não tem ou está no nível bronze precisa fazer a validação por biometria facial, internet banking ou certificado digital.
Se você vai aproveitar os últimos dias para declarar o Imposto de Renda e deseja usar a pré-preenchida, veja o passo a passo:
LEIA TAMBÉM
No computador:
Online (via e-CAC):
Pelo celular:
Mesmo com os dados carregados automaticamente, é necessário revisar todas as informações antes de finalizar e enviar a declaração.
A funcionalidade está liberada para todos os contribuintes que têm conta gov.br com nível de segurança prata ou ouro. Veja como alcançar esses níveis:
Contas com nível bronze — criadas apenas com CPF ou no INSS, por exemplo — não têm acesso à pré-preenchida.
Segundo a Receita Federal, devem enviar a declaração até 30 de maio os contribuintes que se encaixam em ao menos uma das situações abaixo:
Além da praticidade, há outra vantagem para quem optar pela pré-preenchida: a prioridade na restituição, desde que o contribuinte também indique uma chave PIX para recebimento. Ou seja, quanto antes você enviar, maiores as chances de receber mais rápido.
A recomendação da Receita é não deixar para o último dia. Mesmo com a pré-preenchida agora funcionando de forma completa, imprevistos podem atrasar ou impedir a entrega dentro do prazo.
+++Acompanhe as principais informações sobre o Brasil no JC Concursos
SociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.