MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Enem 2021: hoje é o último dia para solicitar reaplicação das provas

Há três requisitos para pedir a reaplicação das provas do Enem 2021: contaminação por doença infectocontagiosa, problema de logística ou de infraestrutura

Enem 2021 - Prazo de reaplicação das provas
Enem 2021 - Prazo de reaplicação das provas - JC Concursos

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 02/12/2021, às 14h32 - Atualizado em 03/12/2021, às 08h27

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Quem não conseguiu fazer o Enem 2021 (Exame Nacional do Ensino Médio) devido à doença infectocontagiosa ou por um problema de logística ou de infraestrutura deve solicitar a reaplicação até às 23h59 de hoje (03). Ela deve ser feita na Página do Participante, onde também será divulgado se o pedido foi aprovado.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), são doenças consideradas para pedir a reaplicação das provas: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19. É obrigatório inserir documento legível que comprove a doença.

Na documentação a ser enviada deve constar o nome completo da pessoa, o diagnóstico com a descrição da condição de saúde, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.

Além de problemas de saúde, o Inep aponta que os candidatos com problemas logísticos, de infraestrutura ou outras ocorrências específicas também podem pedir a reaplicação. 

Entre as quais, desastres naturais que prejudicaram a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local; falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural; falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao inscrito.

Quem tiver a solicitação aprovada poderá participar do exame nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. Nessas datas, o instituto também aplicará o exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021 e para os participantes que se inscreveram entre 14 e 26 de setembro, após nova oportunidade destinada às pessoas isentas da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020.

*com informações da Agência Brasil e Inep

+++Acompanhe as principais informações sobre o mundo da educação no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Enem 2021

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

30/06/2021 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
14/07/2021 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
21/11/2021 Prova Adicionar no Google Agenda
28/11/2021 Prova Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.