MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

INSS: contestação de descontos indevidos pode ser feita nos Correios

Aposentados e pensionistas do INSS já podem contestar descontos indevidos diretamente nos Correios. Veja como garantir seus direitos a partir desta sexta (30)

INSS
INSS - Divulgação
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 30/05/2025, às 11h22

A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do INSS que identificarem descontos indevidos no benefício poderão contestá-los de forma presencial nas agências dos Correios. A medida amplia o acesso ao atendimento para milhares de beneficiários, especialmente em regiões sem postos fixos do Instituto Nacional do Seguro Social.

A contestação de descontos indevidos do INSS nos Correios passa a ser uma alternativa segura e gratuita para garantir que nenhum segurado fique sem suporte diante de possíveis fraudes. Segundo o governo federal, a iniciativa tem como foco alcançar os brasileiros mais vulneráveis, que muitas vezes não têm acesso à internet ou encontram dificuldades para usar os canais digitais do órgão.

Correios agora ajudam a proteger aposentados contra fraudes no INSS

Com mais de 5 mil agências próprias habilitadas em todo o país, os Correios tornam-se um importante aliado na proteção de aposentados e pensionistas. A parceria entre o INSS e a estatal tem protocolos rigorosos de segurança, com atendimento realizado exclusivamente por funcionários treinados, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“Estamos ampliando o acesso e oferecendo um caminho mais direto para resolver o problema dos descontos indevidos que lesaram aposentadas e aposentados brasileiros”, afirmou o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior.

Já o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, destacou que a estatal está pronta para oferecer soluções que levem segurança, dignidade e acesso aos direitos fundamentais.

Atendimento presencial para quem mais precisa

A medida busca atender especialmente quem enfrenta barreiras tecnológicas ou de mobilidade, garantindo um serviço “olho no olho”, como destacou o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz. Segundo ele, trata-se de um esforço concentrado do governo para que nenhum aposentado “fique no prejuízo”.

Além das agências fixas, o governo também estuda a realização de ações itinerantes e mutirões de atendimento, com foco em regiões que ainda não contam com unidades habilitadas.

A lista completa das agências aptas a realizar o atendimento pode ser consultada diretamente no site dos Correios.

+++Acompanhe as principais informações sobre o Brasil no JC Concursos

SociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.