Profissionais negros podem se inscrever até 24 de junho no curso de inglês gratuito oferecido pelo MOVER. São 15 mil vagas com aulas online, plano de estudos personalizado e certificado
O domínio do inglês pode ser o diferencial para garantir uma promoção, conseguir um novo emprego ou até iniciar uma carreira internacional. E se esse ensino for gratuito, 100% online e ainda voltado exclusivamente a pessoas negras? Essa é a proposta do programa Mover Hello, que abriu 15 mil vagas para curso de inglês gratuito com inscrições até 24 de junho.
A iniciativa é liderada pelo MOVER (Movimento pela Equidade Racial), em parceria com a EF (Education First), e busca acelerar o desenvolvimento profissional da população negra por meio do ensino do inglês técnico, acadêmico e de negócios. O programa é uma chance real para quem precisa quebrar a barreira do idioma e ampliar o acesso a oportunidades no mercado de trabalho.
O curso tem duração de seis meses, com aulas totalmente online e flexíveis. Cada participante recebe um plano de estudos personalizado, adaptado ao seu nível de proficiência — são mais de 16 níveis disponíveis. O conteúdo cobre desde o inglês geral até o mais técnico e voltado para o mundo corporativo, com foco na comunicação em ambientes profissionais.
Com apenas 20 minutos por dia, os alunos já conseguem avançar no idioma. Dados de edições anteriores mostram que os participantes mais dedicados conseguem subir um nível completo no QCER (Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas), saindo do básico (A1) para o nível elementar (A2), o que já permite interações simples no dia a dia profissional.
LEIA TAMBÉM
As bolsas são exclusivas para pessoas negras, com foco em profissionais em busca de desenvolvimento de carreira. A inscrição deve ser feita pela plataforma Mover Talentos, no link.
O prazo final é 24 de junho, mas, como as vagas são limitadas, o ideal é garantir a participação o quanto antes.
Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a fluência no inglês é um diferencial decisivo. Muitos profissionais negros ainda enfrentam barreiras para acessar esse tipo de formação.
Foi o que aconteceu com Daniel Costa de Souza, ex-participante do Mover Hello, que relembra quando perdeu uma vaga dos sonhos por não dominar o idioma. “Eu tinha todas as competências, mas ainda me faltava o inglês”, contou.
Segundo Fernando Soares, gerente de projetos no MOVER, o curso tem gerado impactos reais: “Com apenas 20 minutos de dedicação por dia, os participantes estão rompendo barreiras, conquistando certificados e se sentindo capazes”.
Na edição anterior, mais da metade dos melhores desempenhos foram de mulheres negras, demonstrando um alto nível de engajamento e progresso. Em média, os destaques chegaram a estudar mais de 110 horas ao longo do programa, refletindo uma transformação concreta de vidas por meio da educação.
+++Acompanhe as principais informações sobre o Brasil no JC Concursos
SociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.