Projeto de lei propõe reajuste de 8% no novo salário mínimo regional do RS em 2025. Confira os valores por faixa e quem será impactado com o aumento
O governo do Rio Grande do Sul enviou à Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (27), um projeto de lei que propõe o novo salário mínimo regional para 2025, com reajuste de 8%. Se aprovado, o piso pode subir para até R$ 2.267,21, beneficiando diretamente categorias sem acordo coletivo e trabalhadores informais em todo o estado.
O texto do Projeto de Lei 185/2025 foi protocolado em regime de urgência, o que exige que a proposta seja votada em até 30 dias, sob pena de trancar a pauta de deliberações da Assembleia.
A proposta do governo prevê cinco faixas de remuneração, com valores reajustados a partir de uma base de 8%. Segundo o Executivo estadual, o objetivo do novo salário mínimo é “valorizar o trabalho local” sem causar distorções no mercado, além de impulsionar a geração de empregos formais nas categorias contempladas.
O novo valor passará a valer a partir da publicação da lei, com data-base em 1º de maio de 2025.
LEIA TAMBÉM
Os valores do novo salário mínimo regional no Rio Grande do Sul variam de acordo com a atividade econômica. Confira a tabela com as faixas:
Enquanto o salário mínimo nacional foi reajustado para R$ 1.412 em janeiro, o novo salário mínimo proposto no RS mantém o padrão histórico de ser superior ao piso nacional. Isso reforça a política estadual de garantir melhores condições mínimas de renda, especialmente para trabalhadores sem convenções coletivas.
Além disso, o governo destaca que o piso regional é uma referência para o setor informal, funcionando como parâmetro para empregadores e empregados em situações não reguladas por acordos.
O novo salário mínimo do RS impacta diretamente trabalhadores sem acordo ou convenção coletiva. Entre os beneficiados estão trabalhadores da agricultura, comércio, vigilância, call centers, construção civil, técnicos de nível médio e diversos outros setores produtivos do estado.
A proposta também reforça o papel do piso regional na proteção do trabalhador informal, oferecendo uma base para negociações mesmo fora da formalidade.
+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos
SociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.