Mais de 6,2 milhões de contribuintes recebem nesta sexta (30) a maior restituição do Imposto de Renda já paga pela Receita. Saiba como consultar e o que fazer se não estiver na lista
A maior restituição do IR (Imposto de Renda) da história começou a ser paga nesta sexta-feira (30) pela Receita Federal. O lote, que é o primeiro dos cinco previstos para 2025, contempla mais de 6,2 milhões de contribuintes e soma R$ 11 bilhões em pagamentos.
Recebem agora quem entregou a declaração do IR 2025 nas primeiras semanas do prazo, especialmente os contribuintes que têm prioridade legal ou usaram ferramentas como a pré-preenchida e Pix, que passaram a contar pontos na fila este ano.
Segundo a Receita, todos os valores pagos neste lote vão para contribuintes com algum tipo de prioridade. Veja a distribuição:
Mesmo que não tenham prioridade por lei, os contribuintes que optaram por pré-preenchida com Pix ganharam destaque neste primeiro lote. A Receita informou que essa combinação agiliza a checagem dos dados e facilita o reembolso.
LEIA TAMBÉM
A consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal. Acesse a aba “Meu Imposto de Renda” e clique em “Consultar a Restituição”. Também é possível verificar pelo aplicativo da Receita para celular ou tablet.
O pagamento é feito direto na conta bancária informada na declaração ou na chave Pix do tipo CPF. Se o valor não cair como previsto, ele ficará disponível para saque por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o contribuinte poderá reagendar o crédito no site do banco ou pelos telefones de atendimento:
Se sua restituição ainda não foi liberada, é possível verificar pendências no Portal e-CAC, no site da Receita. Caso encontre erros, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
Se o dinheiro não for resgatado em até 1 ano, será necessário fazer um novo pedido também pelo e-CAC, na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
+++Acompanhe as principais informações sobre o Brasil no JC Concursos
SociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.