Concurso Banco do Brasil: como se preparar para as questões de Informática?

Edital do concurso Banco do Brasil cobra 35 questões de Tecnologia da Informação, veja em quais assuntos você deve focar para ir bem na prova

Redação
Publicado em 26/07/2021, às 11h20 - Atualizado às 11h34

Banco do Brasil
Shutterstock

O concurso do Banco do Brasil 2021, com edital publicado em junho, oferece 4.480 vagas, sendo 2.240 para preenchimento imediato e 2.240 para cadastros reserva. Para concorrer ao cargo de escriturário, os candidatos precisam ter apenas o ensino médio completo e a remuneração inicial da carreira é de R$3.022,37.

A prova está marcada para o dia 26 de setembro e será composta por redação e mais 75 questões, 35 delas são apenas de Tecnologia da Informação (Informática) e valem 1,5 ponto cada. Pensando nisso, o professor de Informática do AlfaCon, Moisés Romano Said, indicou os assuntos que merecem atenção especial nos seus estudos.

Quais os assuntos mais cobrados de Informática para o concurso Banco do Brasil?

Segundo o professor, a Cesgranrio é uma organizadora que sempre vem “pesada” em Excel, por isso o candidato deve iniciar os estudos nessa ferramenta, devendo focar nas Referências de Endereços de Células (Relativa =A1 / Mistas =$A1 ou =A$1 e ASOLUTA =$A$1).

Deve focar também nas fórmulas, de preferência nas difíceis e nos seus nomes em inglês (PROCV, PROCH, SOMASES, CONT.SES, SE...).

Em redes, deve ter atenção nas diferenças entre Internet, Intranet, Extranet e VPN, Protocolos de Rede, Topologia e Escopo de Rede.

Em Segurança da Informação os assuntos referentes a:

  • Criptografia;
  • Firewall;
  • Assinatura digital;
  • Backup; e
  • Programas Maliciosos.

O candidato deve ter muito cuidado no Word com as formas de salvar um arquivo e as abas de comandos.

No Power Point, os comandos Slide Mestre e atalhos do Power Point.

Atenção nos atalhos e novidades do Windows 10 e Linux nos comandos digitados no Shell.

Os conteúdos abaixo são novos no edital da Cesgranrio, por isso o candidato deve estar atento, são eles:

  • Fundamentos sobre análise de dados;
  • Conceitos de educação a distância; e
  • Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio.

Anote essas dicas e ajuste-as aos seus estudos. Com a prova somente em setembro, você tem tempo de sobra para se preparar. E você pode fazer isso tanto por apostilas quanto por cursos online, como o curso preparatório gratuito que o AlfaCon oferece para o Banco do Brasil, com aulas atualizadas, exercícios e materiais em PDF. Tudo o que você precisa para estudar e conquistar a sua vaga!

concursos publicosconcursos abertosconcursos federaisprovas anteriores

Comentários

Mais Lidas