Tudo Sobre

Concurso IBGE

Instituto contratará novos recenseadores

Estimativa é que sejam abertas cerca de duas mil novas vagas para os Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Função de recenseador exige nível fundamental.



Redação
Publicado em 17/08/2010, às 11h22

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta segunda-feira, 16 de agosto, que contratará cerca de dois mil novos recenseadores para atuação no Censo 2010. Segundo divulgou o instituto, as vagas serão para os Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

A assessoria de imprensa do órgão informou que, em breve, haverá informações mais precisas sobre como o processo seletivo acontecerá. Segundo o setor, ainda não foi definido se a Fundação Cesgranrio, que organizou a grande seleção para recenseador no início deste ano, também ficará responsável por esta. A expectativa, no entanto, é que o concurso seja lançado nos próximos dias, pois os selecionados deverão começar a trabalhar já no mês de setembro.

Para concorrer às vagas de recenseador, é preciso que os candidatos tenham ensino fundamental completo. O salário não possui um valor fixo e o profissional recebe de acordo com sua produção, com base no número de unidades visitadas, domicílios e pessoas entrevistadas.

Seleção anterior – Em fevereiro, o IBGE publicou o edital do grande concurso para recenseador, que ofereceu 191.972 mil oportunidades temporárias para os quatro cantos do país. Só para o Estado de São Paulo, foram abertas 43.634 chances.

  

O processo seletivo ficou sob a responsabilidade da Fundação Cesgranrio, que cobrou taxa de participação de R$ 18. Foi realizada prova objetiva com questões de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais e técnicos.

De acordo com o IBGE, mais de um milhão de pessoas se inscreveram na seleção. O Estado de São Paulo, apesar de ter registrado o maior número de inscritos (158.776), teve a menor concorrência. Foram apenas 3,64 candidatos por vaga.

Censo 2010 – O Censo Demográfico trará informações sobre todos os 5.565 municípios brasileiros. Serão levantados dados sobre as características dos domicílios, relações de parentesco, cor, raça, religião, renda, educação, entre outros itens. Segundo o IBGE, foram recenseadas, até agora, 17% da população brasileira.

Talita Fusco/SP

Veja também:

SME/SP: concurso para professor ocorrerá em breve

CPTM/SP: órgão busca organizador para novos concursos

+ Resumo do Concurso IBGE

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Fundamental
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda do Concurso

17/08/2011 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas